🇳🇮 🖤👊 🗳️🙋♀️ 👊🖤 🇳🇮
✝️😭⚰️ Em um dia como hoje, 26 de julho, há 69 anos falecia Eva María Duarte, mais conhecida como EVA PERÓN, atriz e líder política argentina, esposa de Juan Domingo Perón, presidente do Partido Feminino Peronista e da Fundação Eva Perón. Eva nunca teve nenhum cargo oficial no governo, mas exerceu grande influência no país. Ela atuava como uma ponte entre o governo e a classe trabalhadora. Evita, como era chamada popularmente, era amada por muitas pessoas, mas também tinha muitos inimigos.
María Eva Duarte nasceu em 7 de maio de 1919, em Los Toldos, na Argentina. De família humilde, aos quinze anos mudou-se para a cidade de Buenos Aires para se dedicar à atuação, conquistando certa reputação no teatro, no cinema e no rádio. Conheceu Juan Domingo Perón em 1944, quando coincidiram em um ato relacionado com a ajuda às vítimas do terremoto de San Juan, no famoso estádio Luna Park, na cidade de Buenos Aires. Evita trabalhou na campanha que levou Juan à presidência em 1946. Durante a campanha, ela se tornou muito popular entre a classe trabalhadora, a quem chamava de los descamisados.
Em 1947, Eva Perón deu um grande impulso ao voto feminino, algo que conquistou após a promulgação da lei que permitia o voto a todas as argentinas. Posteriormente, lutou pela igualdade entre homens e mulheres, conquistando novas leis. Seu trabalho de assistência aos setores desprotegidos implantado a partir da Fundação que hoje leva seu nome, atende idosos, mães solteiras e órfãos. Ela também tornou obrigatório o ensino religioso em todas as escolas do país. Em 1949, formou o Partido Peronista Feminino. Dois anos mais tarde, publicou sua autobiografia, A razão da minha vida. A imagem de Evita transcendeu fronteiras para se tornar um dos ícones mundiais do século XX.
A história de Eva Perón inspirou Andrew Lloyd Webber e Tim Rice a produzirem um musical intitulado EVITA. Ele se concentra na vida da líder política argentina da sua infância, a ascensão ao poder, e o trabalho de caridade e sua morte. O musical começou como um álbum conceitual de ópera rock lançado em 1976. Seu sucesso levou a produções no West End de Londres em 1978, ganhando o Prêmio Laurence Olivier de Melhor Musical, e na Broadway um ano depois, onde foi o primeiro musical britânico a receber o prêmio Tony de melhor musical.
O musical foi transformado em filme em 1996, dirigido por Alan Parker e escrito por Parker e Oliver Stone, com Madonna como Eva, Jonathan Pryce como Juan Perón e Antonio Banderas como Ché, um homem comum que atua como narrador do filme. A música tema do filme "No llores por mí Argentina" recebeu várias regravações, sendo uma das mais famosas a da soprano inglesa Sarah Brightman.
Eva Perón morreu de câncer em Buenos Aires, em 26 de julho de 1952, portanto há 69 anos. Mesmo depois de sua morte, continuou a despertar fortes sentimentos na população argentina. Seus seguidores tentaram transformá-la em santa. Em 1955, inimigos de Evita roubaram seus restos mortais. O corpo chegou a passar um período enterrado na Europa. Por fim, foi levado de volta à Argentina e colocado no mausoléu da família, em 1976. 😞😓😥😢😭
#69anosdamortedeevaperon
#historiadaargentina
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
📺 Canal History Brasil
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário