✝️🗡️⛵ 👑 ⛵🗡️✝️
🗺️ Num dia como hoje, dia 3 de Agosto, há 529 anos zarpava de Palos de la Frontera, em Huelva, o navegador genovês Cristovão Colombo com 89 marinheiros divididos por duas caravelas, a Pinta e a Nina, e uma nau, a Santa Maria ao comando de Martín Alonso Pinzón, Vicente Yáñez Pinzón e Juan de la Cosa, respectivamente; numa jornada jornada para encontrar uma rota marítima ocidental para a China, Índia e as lendárias ilhas de ouro e especiarias de Ásia.
Ancorou primeiro nas Canárias para mudar o armamento da Pinta e reabastecer. Trinta e três dias depois, pelas duas horas da madrugada do dia 12 do Outubro, avistou terra: era o ilhéu de Guanahani, depois designado por São Salvador, cuja identificação ainda hoje é objeto de debate por parte dos historiadores. A partir daí, Colombo percorreu o arquipélago das Bahamas e as ilhas de Cuba e do Haiti. Nesta última, e com os restos da Santa Maria, que naufragara em frente da costa do atual Haiti, Colombo mandou construir o que foi a primeira base espanhola no Novo Mundo: a fortaleza La Navidad, onde deixou uma guarnição de 40 homens com provisões para um ano.
O explorador voltou à Espanha com ouro, especiarias e índígenas cativos em março de 1493 e foi recebido com as mais altas honras pela corte espanhola. Durante sua vida, Colombo liderou um total de quatro expedições às Américas, descobrindo várias ilhas do Caribe, o Golfo do México e o continente da América do Sul e Central, mas nunca atingiu seu objetivo original – uma rota oceânica ocidental para as grandes cidades da Ásia. Colombo morreu na Espanha em 1506 sem perceber o escopo do que conseguiu: ele havia descoberto para a Europa o chamado "Novo Mundo", cujas riquezas no século seguinte ajudariam a tornar a Espanha a nação mais rica e poderosa do planeta.
O "Descobrimento" da América trouxe incontáveis lucros para os europeus, mas deixaram um rastro de violência, pilhagens e pavor para os povos que aqui viviam marcando o início de uma Era dominada pela ganância, violência e exploração dos conquistadores. Suas estátuas foram alvos de vários protestos, sendo derrubadas em Baltimore na costa leste dos Estados Unidos (4 de julho de 2020) e em Barranquilla na Colômbia (28 de junho de 2021). Alguns anos antes, em 2013, Cristina Kirchner, presidente da Argentina na época, determinou que uma grua retirasse a estátua de Colombo do pátio da Casa Rosada. A polêmica em torno das estátuas de Colombo e demais conquistadores acendeu um debate na sociedade sobre o significado dessas homenagens a personagens que protagonizaram genocídios e cometeram atrocidades contra as populações ameríndias, nativas das Américas. ⚰️😥🔥😢💥😭🔫
#529anosdoiniciodaviagemdecolombo
#historiadasgrandesnavegacoes
#historiadaconquistaamericana
#navegacoeseconquistas
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário