terça-feira, 3 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 03.08.21 - 376 Anos da Batalha nos Montes Tabocas

🛡️👨‍✈️🇧🇷  ⚔️  🇳🇱👨‍✈️🛡️

💣💥 Os Montes Tabocas, localizados no município de Vitória de Santo Antão, Estado de Pernambuco, guardam a memória de um dos principais confrontos do período colonial brasileiro. Foi ali, entre bambuzais (chamados de tabocas pelos indígenas) pedras e encostas, que se desenrolou a BATALHA DOS TABOCAS no dia 3 de agosto de 1645, completando hoje seus 376 anos. Após cinco horas de lutas, os 1200 mazombos, como eram chamados os luso-brasileiros nascidos no Brasil, liderados pelo militar português Antônio Dias Cardoso conseguiram derrotar 1900 holandeses liderados por Coronel Hendrick Van Haus na primeira grande batalha da chamada Guerra da Liberdade Divina, levada a cabo pela Insurreição Pernambucana, uma coalização que reunia lideranças dos principais grupos étnicos da Capitania pernambucana.

A saída de João Maurício de Nassau Siegen em 1644 e a nomeação de uma junta governativa pela Companhia das Índias Ocidentais para administrar os domínios holandeses no Brasil tensionou as relações entre mazombos e flamengos, na medida em que os invasores começaram a exigir dos senhores de engenho pernambucanos o pagamento dos empréstimos contraídos para reconstruir os engenhos destruídos durante a guerra de conquista holandesa. A Restauração da Monarquia portuguesa, com a coração de dom João IV em 1640 e o fim da União Ibérica, período em que Espanha e Portugal formaram um único reino com Felipe II no trono, foi um motivo a mais para os pernambucanos reclamarem a saída dos holandeses do nordeste.

Enquanto o ex-escravo Henrique Dias e o indígena potiguar Felipe Camarão concentravam suas tropas no interior, João Fernandes Vieira e Antônio Dias Cardoso eram perseguidos pelas tropas holandesas nas proximidades de Recife, vindo se refugiar nos Montes Tabocas. Valendo-se da altitute do terreno e de estratégias de guerra apreendidas com os indígenas nativos, Antônio Dias organizou a defesa, baseada em escaramuças e emboscadas, militarmente falando: guerrilhas. Os holandeses seguiram no ençalço das tropas de Dias e Vieira, e apostaram num ataque rápido e fulminante, por conta da superioridade bélica e numérica.

Armados apenas de armas de fogo, paus, flechas e pedras, as tropas luso-brasileiras de Cardoso conseguiram derrotar os flamengos de , Van Haus o que viria a definir os rumos que a Guerra de Restauração tomaria nos próximos meses. O próprio João Fernandes Vieira teria dito antes de começar a batalha que "a sorte da nossa causa depende deste primeiro combate". Não faltaram menções à religiosidade católica nessa batalha pois segundo a tradição surgiu uma senhora com uma criança no braço, tendo ao lado um ancião barbudo com um cajado e eles, além de alento, forneciam armas aos nossos bravos soldados. De acordo com a crença popular, eram, Nossa Senhora com o Menino Jesus e Santo Antão. Essa mística narrativa, que só a fé justifica, explica a  frase: “Em Tabocas, o céu e a terra se uniram para gerar o Brasil”.

Os batavos holandeses seriam derrotados posteriormente em mais dois embates, a primeira (18 e 19 de abril de 1648) e a segunda (19 de fevereiro de 1649) Batalha dos Guararapes, até assinarem a rendição na Campina do Taborna (26 de janeiro de 1654). A ntiga freguesia de Santo Antão da Mata em 1811 foi elevada à categoria de vila e, em 1843, a vila de Santo Antão foi elevada à categoria de cidade, tendo seu nome sido mudado para Vitória de Santo Antão, em homenagem à vitória dos pernambucanos sobre os holandeses na batalha do monte das Tabocas. 

Em 1940 o município de Vitória de Santo Antão desapropriou cerca de 9.000 m2 de um sítio onde está localizado o Monte das Tabocas, e uma faixa de terreno de forma irregular com 1.350 m2 , respectivamente. Em 1978, o Governo de Pernambuco fez nova desapropriação instituindo o “Parque Histórico Estadual das Tabocas”, tombado pela Fundarpe em 11 março de 1986. 376 anos depois, a banda Recifense Buaiteoir, estará representando Pernambuco em Festivais no Brasil, Europa e Estados Unidos com uma música sobre a batalha no Monte das Tabocas. A música 'Among the dead" (Battle of Tabocas) está disponível no youtube e no Spotify. Curiosamente, Guararapes e Tabocas dão nomes aos dois auditórios do Centro de Convenções de Pernambuco, além de ser um feriado municipal em Vitória de Santo Antão. A memória dos mazombos e indígenas do exército de Cardoso e Vieira permanece ainda em vários nomes de ruas, avenidas e edifícios públicos no Estado de Pernambuco. Tabocas é uma página inesquecível de nossa História. 👊💪👊

#376anosdabatalhadostabocas
#guerradaliberdadedivina
#historiapernambucana
#brasilholandes

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...