terça-feira, 21 de setembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 21 de Setembro - Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência

👉 UM DEPOIMENTO E AO MESMO TEMPO DESABAFO SOBRE O DIA DE LUTA DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS. 👈

🚨 Hoje é dia nacional de luta das pessoas portadoras de deficiências. Enquanto historiador e cidadão, não poderia deixar de comentar em algumas linhas sobre esta temática. A ONU proclamou em 1975 a Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes, documento este que define "deficiente" como qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal, em decorrência de uma deficiência, congênita ou não, em suas capacidades físicas ou mentais. Assim sendo, dentro deste conceito NÃO posso ser incluído neste grupo, uma vez que trabalho, tenho meu próprio sustento, não dependo do Estado nem tenho qualquer benefício especial dele, pago meus impostos, exerço meus direitos civis e políticos, enfim, sou uma pessoa absolutamente normal. Entretanto, a sociedade insiste em rotular-me como deficiente, o que para mim não é motivo de vergonha, nem tão pouco de orgulho, mas diria de indignação. Indignação pelos apelidos jocosos, pela forma preconceituosa com que me tratam (inclusive em meu próprio ambiente de trabalho), pela maneira como vêem você como sendo uma pessoa incapaz de amar, de sonhar, de lutar, de ser feliz. A maioria julga você logo pela aparência, não importa seu caráter, sua inteligência, sua personalidade, nada disso é levado em conta pela sociedade. Todos julgam você não pelo que você é, mas por aquilo que você aparenta ser. Graças a Deus e a minha família sou muito bem "resolvido" em relação às minhas deformidades (não deficiências, no sentido literal da palavra). Apenas exijo que me respeitem enquanto SER HUMANO. Sinto na pele não apenas o mesmo tipo de sentimento mesquinho e mordaz com que tratam as pessoas cegas, coxas, surdas, mudas, dementes, etc...; mas também como tratam os feios, os gordos, os baixinhos, os disformes, os canhotos, os negros, os indígenas, os ciganos, os mendigos, os homossexuais, os idosos, etc...; e tantos grupos e minorias (que se juntassem todos não seriam tão minoria assim) que sofrem cotidianamente com o preconceito velado ou explícito que existe na sociedade. As pessoas precisam aprender que aparências não determinam a essência. Conheci pessoas corporalmente "perfeitas", mas de um interior pior do que o mais reles esgoto. Ao mesmo convivi com pessoas portadoras de deficiências que me deram verdadeiras lições de convivência e de superação (se você duvida, visite um dia a AACD). De que adianta uma embalagem linda por fora, mas vazia por dentro? De nada, não é mesmo? E para finalizar quero deixar bem claro que as pessoas deficientes NÃO devem ser tratadas como coitadinhos, nem como pessoas castigadas por uma divindade, pelo destino ou que estejam carregando algum carma espiritual de vidas passadas (a sociedade é bem criativa quando precisa justificar ideologicamente o preconceito e a segregação). Devem ser tratadas dentro de sua dignidade humana, detentora de direitos e de obrigações, numa perspectiva humanista, libertária e profundamente acolhedora. Devemos lutar contra os preconceitos e pela inclusão social dessas pessoas, respeitando suas limitações e promovendo sua cidadania. 👊👊👊

#dianacionaldelutadaspessoascomdeficiencia
#inclusaosimdiacriminacaojamais
#pormaispoliticasinclusivasparadeficientes

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...