sexta-feira, 1 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 01.10.21 - Dia Internacional do Idoso e 18 Anos do Estatuto do Idoso

👊❤️ 👴👵🏽 ❤️👊

🎉📆 No Dia Internacional do Idoso pouco temos a comemorar no Brasil. O sonho de uma velhice tranquila e serena após anos de trabalho e contribuição esbarra na realidade das baixas aposentarias obrigando idosos a estenderem sua jornada de trabalho há anos a fio, sem que consigam sequer desfrutar dos prazeres que a vida proporciona. O eufeminismo de "melhor idade" esconde na verdade uma realidade de lutas, explorações, exclusões e enfermidades. São diariamente centenas de idosos ludibriados por parentes e explorados com empréstimos vultuosos que tiram deles até o poder de compra de uma medicação que é necessária.

O país do futuro (que nunca se sabe quando chegará) negligencia os protagonistas do país do passado. Salvo raríssimas exceções, envelhecer no Brasil é um exercício diário de resistência e resiliência. As políticas públicas voltadas para este segmento são precárias e não atingem a maioria da população dessa faixa etária, principalmente aquelas que estão esquecidas e abandonadas nas periferias e grotões perdidos no país da fome e do descaso. Quantas experiências vividas e que serveriam de exemplos para as gerações que estão chegando e infelizmente são descartadas porque suas vozes já não tem mais o mesmo vigor de anos atrás.

O Estatuto do Idoso, que hoje completa sua maioridade, já é um começo para legitimar direitos que são negligenciados aos mais velhos. É preciso pontuar que enquanto a população envelhece, o país precisa se preparar para acolhê-los com a dignidade e respeito que eles merecem. E o primeiro ponto disso é rever a reforma da Previdência aprovada em 12 de novembro de 2019, que tirou dos trabalhadores garantias e conquistas de anos de lutas. É preciso repensar a vida não enquanto quantidade de dias vividos, mas em termos de qualidade de vida mesmo, e isso se faz com políticas públicas e ações coletivas e/ou individuais que garantam aos idiosos atendimento médico e hospitalar diferenciado, moradia, lazer, educação, proteção contra maus tratos, acolhimento dos que não tem mais amparo familiar, acesso aos ritos de sua religião, etc.

Viver muito não é apenas uma casualidade existencial, é uma dádiva da natureza, que deve ser respeitada pelos governantes. A essência e a experiência dos cabelos brancos tem muito a ensinar aos que ainda estão dando os primeiros passos na longa jornada da vida. 👏👏👏👏👏👏

#diainternacionaldoidoso
#velhiceecidadania
#lutapelosidosos

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...