sábado, 9 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 09.10.21 - 54 Anos da Morte de Ernesto Che Guevara

🖤 🇨🇺 💣 🧔 💣 🇦🇷 🖤

😭✝️⚰️ Num dia como hoje, 9 de outubro, há 54 anos, o líder revolucionário socialista e guerrilheiro CHE GUEVARA, de 39 anos, foi morto pelo exército boliviano. As forças bolivianas apoiadas pelos militares dos EUA capturaram Guevara em 8 de outubro de 1967 enquanto lutava contra seu bando de guerrilheiros na Bolívia e o executaram no dia seguinte. Suas mãos foram cortadas como prova de morte e seu corpo foi enterrado em uma sepultura sem identificação. Em 1997, os restos mortais de Guevara foram encontrados e enviados de volta a Cuba, onde foram enterrados novamente em uma cerimônia com a presença do presidente Fidel Castro e milhares de cubanos.

Nascido na Argentina no dia 14 de junho de 1928, Ernesto Guevara de la Serna ingressou na faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires em 1947, onde entrou em contato com as ciências sociais e o pensamento de Karl Marx. Em 1952, acompanhado pelo amigo Alberto Granado, fez uma viagem a bordo de uma motocicleta pela América Latina, quando viu de perto as dificuldades da classe trabalhadora do continente, testemunhando a pobreza e a opressão das classes mais baixas. 
Formou-se em medicina em 1953 e continuou suas viagens pela América Latina, envolvendo-se com organizações de esquerda. Em 1954 foi à Guatemala trabalhar como médico, mas depois do golpe militar transferiu-se para o México, onde conheceu os irmãos Fidel e Raul Castro e seu grupo de revolucionários exilados no México. Guevara desempenhou um papel fundamental na tomada do poder de Castro do ditador cubano Fulgêncio Batista em 1959. Após a vitória da Revolução Cubana, Che atuou como chefe do Departamento Industrial do Instituto Nacional de Reforma Agrária, presidente do Banco Nacional de Cuba e ministro da Indústria. 

Guevara renunciou – alguns dizem que ele foi demitido – de seu cargo no governo cubano em abril de 1965, possivelmente devido a divergências com Fidel sobre a política econômica e externa do país. Em 1965 partiu para o Congo e no ano seguinte para a Bolívia, buscando estabelecer focos guerrilheiros, onde foi executado com nove tiros após ser capturado pelo exército boliviano.

Após sua morte, Guevara alcançou o status de herói entre as pessoas ao redor do mundo como um símbolo de anti-imperialismo e revolução. Uma foto tirada em 1960 por Alberto Korda de Guevara em uma boina tornou-se icônica e desde então apareceu em inúmeros pôsteres e camisetas. Sua vida rendeu algumas produções cinematográficas como "Diários de Motocicleta" (2004) dirigido pelo brasileiro Walter Salles e as cinebiografias "Che - O Argentino" e "Che - A Guerrilha" (2008) ambos dirigidos por Steven Soderbergh com Benício Del Toro como protagonista. Guevara se opôs fortemente ao domínio dos EUA na América Latina e defendeu revoluções baseadas em camponeses para combater a injustiça social nos países do Terceiro Mundo. Castro mais tarde o descreveu como "um artista da guerra revolucionária". 👊💪👊

#54anosdamortedecheguevara
#historialatinoamericana
#HastaSiempre

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

🖱️ Blog da Editora Boitempo
🖱️ Site do History Channel – EUA (adaptados) 🙂

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...