domingo, 10 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 10.10.21 - 65 Anos do Nascimento de Miguel Falabella

❤️🎬 📺 😂 📺 🎭❤️

🎉🎂 Ator, diretor e dramaturgo, Miguel Falabella é conhecido por seus personagens cômicos, tanto no teatro, quanto na televisão. Esteve na Globo de 1982 a 2020, onde exerceu diversos papéis na frente e fora das câmeras. O ranzinza Caco Antibes conquistou o público desde o primeiro episódio do humorístico Sai de Baixo (1996), arrancando risadas da plateia ao longo das seis temporadas do programa. O humor politicamente incorreto do “louro nórdico, alto, de olhos azuis” era uma verdadeira antítese do Falabella visto nas tardes de segunda à sexta, durante 15 anos em que permaneceu na bancada do Vídeo Show (de 1987 a 2001).

Miguel Falabella de Souza Aguiar nasceu em 10 de outubro de 1956, no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro, filho de um arquiteto e de uma professora universitária de francês e literatura francesa. A família mudou-se para a Ilha do Governador, onde ele viveu até os 17 anos de idade. Começou a fazer teatro na adolescência, primeiro no colégio onde estudava e depois no tradicional Teatro Tablado – escola para atores de Maria Clara Machado. Sua estreia no palco foi aos 18 anos, com a peça O Dragão, de Eugene Schwarz. Nessa época, Falabella cursava Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A experiência universitária lhe serviu para aprimorar sua ligação com a língua portuguesa, elemento que considera essencial para dar profundidade na arte de representar, que seguiria mais adiante. “Para ser ator, a pessoa precisa dominar a palavra. A etimologia da palavra ajuda a interpretar. Conhecer a estrutura da língua é fundamental”, opina.

Na televisão, Miguel Falabella estreou vivendo o galã romântico do Caso Verdade Jan e Jim, exibido na Globo em setembro de 1982 e escrito por Eloí Calage, com direção de Walter Campos, Milton Gonçalves e Reynaldo Boury. No mês seguinte, fez sua primeira novela, como o personagem Romeu da novela Sol de Verão, de Manoel Carlos. A trama foi afetada por cortes da censura e pela morte do ator Jardel Filho, que vivia um dos papéis principais. Seu trabalho seguinte na Globo foi outro Caso Verdade, Choque de Gerações, de Marília Garcia e Marilu Saldanha.

Em 1996, Miguel Falabella foi chamado para integrar o elenco de um novo formato de humor, que misturaria teatro com televisão, sendo gravado em um teatro, permitindo falhas ao vivo e improviso em cena. A estreia de Sai de Baixo foi um sucesso. Um dos destaques foi o personagem vivido por Miguel Falabella, o mau-caráter Caco Antibes, que, como ficou claro já no primeiro episódio perdia o amigo, mas não a piada.

Falabella tem se dedicado também a criar histórias para a televisão. Sua primeira novela, Salsa e Merengue (1996), em coautoria com Maria Carmem Barbosa, assim como A Lua Me Disse (2005), demonstrou o potencial do humor ácido que permeou o roteiro de suas obras seguintes: Toma Lá Dá Cá (2006) e Pé Na Cova (2013).

Falabella inaugurou em 1997 uma casa de espetáculos, o Teatro Miguel Falabella, no Norte Shopping, na zona norte do Rio. Em 2004, lançou pela Lacerda Editores o livro Querido Mundo e Outras Peças, com sete peças escritas por ele e Maria Carmem Barbosa. Falabella também é bastante atuante no carnaval carioca. Não só já desfilou por diferentes escolas de samba, como foi carnavalesco e diretor da Império da Tijuca, tendo assinado os enredos da escola de 1993 a 1996. 👏👏👏👏👏👏

#65anosdonascimentodemiguelfalabella
#historiadadramaturgiabrasileira

📖 Créditos do texto 🖱️ Site Memória Globo.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...