📚 📐 👨🏫 👩🏽🏫 📝 🧮
📖✍️ No dia 14 de novembro de 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública, que atualmente é o Ministério da Educação. Até 1930, os assuntos ligados à educação eram tratados pelo Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça. Por conta disso, a data foi escolhida em 1966 pelo governo federal para ser o dia nacional da alfabetização, com o objetivo de despertar a consciência da comunidade nacional sobre a importância da alfabetização.
Alfabetização e educação são os alicerces sobre os quais um mundo melhor pode ser construído. Pessoas que sabem ler e escrever são mais capazes de escolher e levar uma vida mais gratificante. São pessoas mais livres, trabalhadores mais produtivos e indivíduos menos expostos à miséria e com maior facilidade de adaptação às novas circunstâncias. O desenvolvimento econômico, o progresso social e a liberdade dos seres humanos dependem do estabelecimento de um nível básico de alfabetização dos países. Um dos grandes desafios que permanecem é a alfabetização das mulheres, historicamente marginalizadas do acesso a esse conhecimento. No entanto, a experiência mostra que investir na educação de meninas e no consequente empoderamento das mulheres se traduz diretamente em melhor nutrição, saúde e desempenho econômico para suas famílias, comunidades e, em última instância, para seus países.
Segundo dados do Programa Nacional de Amostragem Domiciliar (PNAD) de 2018, no Brasil apenas 47% da população acima de 25 anos concluiu o ensino médio, 29% da população entre 15 e 64 anos são considerados analfabetos funcionais, apenas 16% da população acima dos 25 anos possui curso superior completo e 6,9% deste grupo não possui nenhum nível de instrução. O IBGE aponta atualmente 11 milhões de analfabetos. Como se vê, temos um grande desafio para os próximos anos, que é reverter esse quadro negativo em que estamos.
O Brasil tem uma plêiade de pensadores que contribuíram com suas ideias e estudos para desenvolver iniciativas educacionais voltadas para melhorar a alfabetização nas escolas: Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Dermeval Saviani, Maria Nilde Mascelllani, Florestan Fernandes, Miguel Arroyo, Gustavo Capanema, e é claro o patrono da Educação Brasileira, que no próximo dia 19 de setembro completará seu centenário: PAULO FREIRE, de quem deixamos esta lição: "a alfabetização é mais, muito mais, do que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo". 📕🤓📘
#DiaNacionaldaAlfabetizacao
#EducacaoParaTodos
#AlfabetizareEducar
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber sobre o dia internacional da alfabetização, acesse:
📖 Fontes consultadas 📺 Canal History Latino-America e Site do Brasil Escola.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário