segunda-feira, 15 de novembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 15.11.21 - 132 Anos da Proclamação da República no Brasil

👨‍✈️ ⚔️  ⚜️🤴⚜️  ⚔️ 🧑‍✈️

🔰🇧🇷 Num dia como hoje, 15 de novembro, há 132 anos um grupo de militares positivistas, liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca (que aliás era monarquista, diga-se de passagem), deram um golpe na monarquia brasileira e instauraram um novo regime no Brasil: a República, apoiados pelos cafeicultores paulistas (agregados no Partido Republicano Paulista) e pela Maçonaria. A participação popular no processo foi mínima, para não dizer, quase nenhuma, pois segundo Aristides Lobo, "O povo assistiu aquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditavam sinceramente estar vendo uma parada".

O desgaste da monarquia brasileira, mais precisamente do reinado de D. Pedro II pode ser didaticamente resumido em três questões: a abolicionista (provocada pelo não pagamento de indenizações aos ex-senhores de escravos após a abolição de 1888), a religiosa (provocada por conflitos envolvendo membros do Catolicismo e o Império, por conta de restrições da Igreja à  participação de religiosos católicos na Maçonaria), e a militar (provocada pela participação do Exército brasileiro na Guerra do Paraguai, o que acentuou o desejo de participação política dos militares, reforçada ainda mais com a chegada das ideias do positivismo francês de Augusto Conte ao Brasil).

Em 3 de dezembro de 1870 membros dissidentes do Partido Liberal (luzias), liderados por Quintino Bocaiúva e Joaquim Saldanha Marinho publicaram o Manifesto Republicano, que teve 60 signatários, onde se lia "somos da América e queremos ser americanos", numa clara referência que, com exceção do México, o Brasil foi o único país das Américas a adotar o regime monárquico após a emancipação política da metrópole portuguesa.

A articulação política dos republicanos foi formalizada na Convenção de Itu em 1873, onde foi fundado o poderoso Partido Republicano Paulista - PRP. O local escolhido para a reunião, um casarão de uma ilustre família de cafeicultores paulista, os Almeida Prado davam uma dimensão do que estava para acontecer. A adesão de lideranças civis, como Quintino Bocaiúva, Francisco Glicério, Aristides Lobo, Rui Barbosa, Silva Jardim, entre outros com os principais chefes militares, o próprio Deodoro da Fonseca, Benjamin Constant (positivista convicto) e Solón Ribeiro mostravam que o movimento ganhava cada vez mais força.

O golpe estava sendo planejado para o dia 20 de novembro de 1889, mas boatos sobre supostas prisões de militares republicanos serviram para antecipá-lo e ainda de madrugada, no dia 15 de novembro, o Marechal Deodoro da Fonseca, que se encontrava em casa, seriamente doente, aceitou liderar o movimento. Assim, no Rio de Janeiro, 600 soldados se postaram no campo de Santana (atual praça da República) desfilaram pela rua Direita (atual 1° de março) até o Paço Imperial. Depois ocuparam o quartel-general do Rio de Janeiro e o Ministério da Guerra. Depuseram o gabinete ministerial e prenderam seu presidente, Afonso Celso de Assis Figueiredo, o Visconde de Ouro Preto, isso por volta das 9:00 h.

Dom Pedro II ainda tentou reverter a conturbada situação, mas sem sucesso. O Diário Oficial do dia seguinte, 16 de novembro de 1889 já anunciava a formação de um novo governo provisório. O novo regime era um fato consumado. No dia 17 de novembro, a família imperial partiu do Brasil, rumo ao exílio na Europa. Dom Pedro II viria a falecer dois anos depois em Paris (5 de dezembro de 1891).

Concluindo, podemos afirmar que a República brasileira nasceu de um golpe militar, articulado pelos cafeicultores desafetos com a abolição da escravatura, e articulado pelos militares da linha positivista. Em nenhum momento, houve qualquer indício de participação popular. O Brasil republicano, pouco mudou para a maioria da população, que continuava empobrecida e excluída das decisões e dos grandes processos nacionais. 😕😠😤

#132anosdaproclamacaodarepublicanobrasil
#132anosdeRepublicanoBrasil
#historiadarepublicabrasileira
#quedadamonarquia

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas 🖱️ @historia.express, Agência Câmara, e Site Multirio.

👉 Para saber mais sobre a proclamação da República, acesse:




⏳#muitahistoriapracontar⌛


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...