segunda-feira, 15 de novembro de 2021

HOJE NA RELIGIÃO - 15 de Novembro - Dia Nacional da Umbanda

🕯️🙏🛐🙏🕯️

♒ Num dia como hoje, 14 de novembro, há exatamente 113 anos ocorreu a primeira manifestação do "Caboclo das Sete Encruzilhadas", uma entidade espiritual que fundou a Umbanda. O evento aconteceu durante uma sessão da Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro (então sediada em Niterói), que se incorporou no jovem médium brasileiro, Zélio Fernandino de Moraes, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Tomado por uma força misteriosa, Zélio (na verdade seria o Caboclo das Sete Encruzilhadas) teria dito, de acordo com relatos: " (...) amanhã estarei em casa deste aparelho (o médium Zélio), para dar início a um culto em que esses pretos e esses índios poderão dar a sua mensagem, e, assim, cumprir a missão que o plano espiritual lhes confiou. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. E, se querem saber o meu nome, que seja este: Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque não haverá caminhos fechados para mim."

No dia seguinte, como o combinado, às 20h, houve nova manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas, na casa de Zélio, que estabeleceu as normas do novo culto e também seu nome, anotado por um dos presentes como Alabanda, substituindo por Aumbanda que, no entanto, se tornou popular como Umbanda. A entidade seguiu com suas manifestações até a morte de Zélio, aos 84 anos, no dia 3 de outubro de 1973. 

Na umbanda há a presença de guias espirituais, entidades como caboclos, pombagiras e exus. E nos cultos, as canções são entoadas em português, sempre acompanhadas pelos atabaques. O ambiente da Umbanda é, geralmente, defumado, e há músicos homens e mulheres. A Umbanda teve e tem seus momentos de perseguição e segregação, mas conseguiu vencer alguns destes obstáculos, embora ainda haja muito preconceito e até violência contra terreiros de Umbanda. A comemoração do dia nacional da umbanda foi instituída pela Lei nº 12.644, de 16 de maio de 2012. Como toda e qualquer forma de expressão do Sagrado, a Umbanda e seus fieis merecem nosso respeito e tolerância religiosa. Axé! 🙏♐🙏

#dianacionaldaumbanda
#historiadasreligioesereligiosidades
#AprenderparaRespeitarasReligioes

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil, Portal Terra, e Agência Brasil.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...