quarta-feira, 17 de novembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 17.11.21 - 6 Anos da Morte de Gino César

📻🖤🎤 😭 🎤🖤📻

⚰️🎙 Num dia como hoje, 17 de novembro, se calava uma das vozes mais eloquentes da radiofônia pernambucana: GINO CÉSAR, o repórter do Bandeira 2, programa matutino que despertava os ouvintes logo cedo com o noticiário policial e que durante anos fez parte da rotina de centenas de ouvintes das rádios Jornal do Commércio, Olinda, Clube e Tamandaré, por onde ele trabalhou durante décadas. Gino César é considerado até hoje um ícone da radiodifusão pernambucana.

Joaquim José da Silva nasceu em Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Ele mudou-se para a capital ainda muito jovem. No Recife, trabalhou como taxista e motorista de rádio. Depois, começou a atuar como ator de radionovela, de onde veio a inspiração para seu estilo de narrar as notícias policiais, de forma cantada. O nome do programa Bandeira Dois faz referência à onda de assaltos cometidos contra os taxistas da capital pernambucana na década de 1960, quando Gino começou a trabalhar na rádio.

O estilo inconfundível de narrar os fatos sem procurar fazer da violência um espectáculo sempre foram sua marca nas emissoras que passou, sempre liderando a audiência no horário de seu programa. Gino César tinha algumas características bem marcantes: gostava de usar chapéu e nunca dispensou sua velha companheira de luta: a máquina de datilografia. Nos bastidores das redações, o radialista também era famoso pelo seu jeito simples e carismático, segundo seus colegas de trabalho.

Aos 79 anos, Gino César estava se tratando de uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), conhecida como enfisema pulmonar, em um hospital particular da Zona Norte do Recife. Em agosto de 2015, ele já havia sofrido um infarto agudo no miocárdio, mas conseguiu se recuperar; o que não aconteceu em 17 de novembro quando um novo infarto agudo no miocárdio por volta das 2h30 da madrugada silenciou para sempre aquela voz conhecida dos pernambucos e que faz parte da memória afetiva de várias gerações. Gino César deixou três filhos e três netos. 😞😓😪😢😭

#6anosdamortedeginocesar
#historiadaradiopernambucana
#GinoEternoReporterdoBandeira2

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes Consultadas 🖱️ Blog do Magno Martins, JC Online, Portal NE10.

👉 Para saber mais sobre o projeto Muita História pra Contar acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...