💣🧑🏼✈️💣👨✈️💣
⚔️ Em março de 1935 foi criada no Brasil a Aliança Nacional Libertadora (ANL), organização política cujo presidente de honra era o líder comunista Luís Carlos Prestes. Inspirada no modelo das frentes populares que surgiram na Europa para impedir o avanço do nazi-fascismo, a ANL defendia propostas nacionalistas e tinha como uma de suas bandeiras a luta pela reforma agrária. Muitos militares, católicos, socialistas e liberais, desiludidos com o rumo do processo político iniciado em 1930, quando Getúlio Vargas, pela força das armas, assumiu a presidência da República, aderiram ao movimento.
Em agosto, a organização intensificou os preparativos para um movimento armado com o objetivo de derrubar Vargas do poder e instalar um governo popular chefiado por Luís Carlos Prestes. Iniciado com levantes militares em várias regiões, o movimento deveria contar com o apoio do operariado, que desencadearia greves em todo o território nacional.
O primeiro levante militar foi deflagrado no dia 23 de novembro de 1935, na cidade de Natal. No dia seguinte, outra sublevação militar ocorreu em Recife. No dia 27 de novembro, a revolta eclodiu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. O levante foi vitorioso apenas em Natal, onde o Comitê Popular Revolucionário assumiu o controle de Natal, mas por pouco tempo. Sem contar com a adesão do operariado, e restrita às três cidades, a rebelião foi rápida e violentamente debelada. A partir daí, uma forte repressão se abateu não só contra os comunistas, mas contra todos os opositores do governo. Vários comunistas foram perseguidos e presos, entre eles Prestes, que ficou preso por 9 anos, e Olga Benário, sua comapanheira, que foi entregue à Gestapo de Hitler.
A despeito de seu fracasso, a chamada revolta comunista forneceu forte pretexto para o fechamento do regime. Depois de novembro de 1935, o Congresso passou a aprovar uma série de medidas que cerceavam seu próprio poder, enquanto o Executivo ganhava poderes de repressão praticamente ilimitados. Esse processo culminou com o golpe de Estado de 10 de novembro de 1937, que fechou o Congresso, cancelou eleições e manteve Vargas no poder. Instituiu-se assim uma ditadura no país, o chamado Estado Novo, que se estendeu até 1945. Apesar da forte repressão, Intentona Comunista deixou frutos: 10 anos depois, o Partido Comunista do Brasil conquistou sua legalidade e elegeu 14 deputados federais e o senador mais votado: Luís Carlos Prestes.
#86anosdaintentonacomunista
#guerraserevoltasbrasileiras
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
🏫 Fundação Maurício Grabois
🖱️ Site do CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário