sexta-feira, 26 de novembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 26.11.21 - 13 Anos dos Atentados Terroristas em Mumbai

⚰️💣💥 🏨 💥💣⚰️

😨😱😭 Num dia como hoje, 26 de novembro, há 13 anos a cidade de Mumbai viveu uma onda de ataques com fuzis Kalashnikov e granadas por parte de um comando de dez homens de um grupo extremista com sede no Paquistão. O estado de sítio durou três dias e deixou a cidade em pânico.

O comando terrorista que cometeu os atentados em Mumbai era formado por dez paquistaneses, dos quais nove foram abatidos pelas forças de segurança indianas, restando vivo apenas Ajmal Amir Kasab. Os terroristas chegaram por via marítima à Índia e atacaram vários pontos emblemáticos de Mumbai, como a estação de trem Chhatrapathi Shivaji Terminus (onde começaram os ataques), o restaurante Leopold, o centro judaico Chabad Lubavich e dois hotéis de luxo (Oberoi e Taj Mahal Palace) da cidade portuária e capital financeira da Índia.

O caso mais emblemático foi o ataque ao Taj Mahal Palace, que culminou com a morte de 31 pessoas, durante um cerco de mais de 60 horas. As imagens do hotel em chamas deram a volta ao mundo e inspiraram o drama "Atentado ao Hotel Taj Mahal" (Hotel Mumbai) lançado em 2018, dirigido por Anthony Maras, disponível no streaming do Telecine.

Ao todo foram realizados doze ataques simultâneos pela Índia concentrados principalmente na cidade de Mumbai (que já havia sido foi atingida várias vezes por atentados terroristas desde março de 1993). Os tiroteios e explosões deixaram 164 mortos e mais de 300 feridos. O paquistanês Ajmal Amir Kasab, único terrorista sobrevivente dos atentados de 2008 em Mumbai foi enforcado nesta quarta-feira na prisão de Pune, no oeste da Índia, em 21 de novembro de 2012.

A Índia acusou o grupo separatista caxemiriano Lashkar-e-Taiba – que conta com respaldo do Paquistão – de ter organizado os atentados, sem que o Governo paquistanês tenha reconhecido qualquer envolvimento oficial na execução dos ataques. A onda terrorista de treze anos atrás disparou a tensão entre Índia e Paquistão, que disputam a região da Caxemira desde a independência dos dois países. 🇮🇳 ⚔️ 🇵🇰

#13anosdosatentadosemmumbai
#historiadoterrorismointernacional

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas 🖱️ Sites dos jornais Estado de Minas, Folha de São Paulo, e portal G1.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...