💚 😞⚽😓⚽😥⚽😢 💚
✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 28 de novembro, há cinco anos uma tragédia marcaria para sempre a Associação Chapecoense de Futebol, conhecida apenas como Chapecoense, um clube de futebol brasileiro, sediado na cidade de Chapecó, Santa Catarina. O avião modelo BAe 146, caiu em Cerro Gordo (atual Cerro Chapecoense) na Colômbia, matando 71 pessoas. A viagem rumo a Medellín, onde o clube disputaria a primeira partida da Final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacionalque, culminou com um dos acidentes aéreos mais emblemáticos da história das viagens de equipes esportivas.
O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com destino a Medellín com a delegação do time, jornalistas e convidados. Segundo as autoridades colombianas, a lista do voo tinha 81 nomes: 72 passageiros e 9 tripulantes. Segundo a imprensa local, a aeronave perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (1h15 na hora de Brasília), entre as cidades de La Ceja e Abejorral, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.
As apurações sobre o acidente apontaram uma série de fatores para o desastre: perda de controle devido a esgotamento do combustível, descumprimento de protocolos de abastecimento, falhas humanas que poderiam ter sido evitadas e poupado vidas humanas.
Erwin Tumiri, a comissária de bordo Xemena Suarez, o jornalista Rafael Henzel (que morreu em 2019 vítima de um infarto) e os jogadores Alan Ruschel, hoje no Cruzeiro, Jakson Follman, que encerrou a carreira, e Neto, ainda na Chape, foram os únicos sobreviventes do desastre aéreo. Somente no dia 3 de dezembro 50 dos mortos na tragédia foram recebidos na Arena Condá para um velório coletivo cujas imagens emocionaram o país. Um sábado triste e chuvoso que ficará para sempre na memória daqueles que perderam amigos e parentes no acidente e também para os milhares de torcedores da Chape.
O acidente provocou o cancelamento da decisão e, em um gesto nobre, o Atlético Nacional enviou uma carta para a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), no dia seguinte à tragédia, pedindo que fosse “entregue o título da Copa Sul-Americana à Chapecoense como laurel honorífico à sua grande perda e homenagem póstuma às vítimas do acidente fatal que deixou nosso esporte de luto”. 🖤😭⛹️😭🖤
#5anosdoacidenteaereocomachapecoense
#historiadofutebolbrasileiro
#GrandesAcidentesAereos
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas 🖱️ Sites do Correio do Povo, Estadão e Portal G1 (adaptados).
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário