sábado, 4 de dezembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 04.12.21 - 342 Anos da Morte de Thomas Hobbes

🖤🇬🇧 📚✍️ 🧐 ✍️📚 🇬🇧🖤

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 4 de dezembro, há 342 anos morria THOMAS HOBBES, filósofo inglês cuja filosofia política dominou o século XVII e continua a ter uma grande influência até hoje. Hobbes considerava que o ser humano já nasce mal por natureza, e isso faz dele o seu principal predador, um lobo em potencial, daí sua frase mais famosa: "o homem é o lobo do próprio homem".

Thomas Hobbes nasceu em Malmesbury, Wiltshire, em 5 de abril de 1588, filho de um clérigo. Seu pai deixou a família em 1604 e nunca mais voltou, então um tio rico patrocinou a educação de Hobbes na Universidade de Oxford.

Em 1608, Hobbes tornou-se tutor de William Cavendish, mais tarde conde de Devonshire. A família Cavendish seria a patrocinadora de Hobbes ao longo de sua vida. Em 1610, Cavendish e Hobbes viajaram juntos para a Europa, visitando a Alemanha, França e Itália. Depois que Cavendish morreu, Hobbes obteve outro cargo, mas mais tarde tornou-se tutor do filho de Cavendish. Durante esses anos, ele viajou à Europa mais duas vezes, encontrando-se com pensadores importantes, incluindo o astrônomo Galileo Galilei e o filósofo René Descartes.

Em 1640, com a Inglaterra à beira da guerra civil, o monarquista Hobbes fugiu para Paris, temendo a reação do Longo Parlamento aos seus escritos. Ele permaneceu no exílio por 11 anos. Entre 1646 e 1648, Hobbes foi professor de matemática de Carlos, o Príncipe de Gales (o futuro Carlos II), que também estava no exílio.

Em 1651, a obra mais conhecida de Hobbes, 'Leviatã' ou 'A matéria, a forma e o poder de uma comunidade eclesiástica e civil', foi publicada. Para Hobbes, a única maneira de o homem sair de seu estado natural de medo e violência era desistir de sua liberdade e fazer um contrato social com outros para aceitar uma autoridade central. Hobbes achava que uma monarquia fornecia a melhor autoridade. Ele também argumentou que, como o poder soberano é absoluto, o soberano também deve ser o chefe da religião nacional. Ele era, como resultado, hostil à Igreja Católica Romana.

Isso o tornou impopular com as autoridades francesas e em 1651 ele voltou para a Inglaterra. Ele continuou a escrever, produzindo trabalhos sobre matemática e física, bem como filosofia, e se envolvendo em disputas acadêmicas. Em 1660, seu ex-aluno voltou para a Inglaterra como Carlos II e concedeu a Hobbes uma pensão.

Em 1666, o parlamento ordenou que 'Leviathan' fosse investigado por tendências ateístas. Hobbes estava com medo de ser rotulado de herege e queimou muitos de seus papéis. Carlos II intercedeu em seu nome, mas a condição parece ter sido que Hobbes não publicasse mais nada sobre assuntos abertamente políticos.

Em 1672, Hobbes publicou uma autobiografia em verso latino e traduções da 'Ilíada' e da 'Odisséia' em 1675-1676. Ele morreu em 4 de dezembro de 1679 em Hardwick Hall em Derbyshire, uma das casas da família Cavendish. Até hoje é lido e estudado pelos amantes da Filosofia e da Ciência Política. Hobbes deixou um legado difícil de ser esquecido. 👏👏👏👏👏👏

#342anosdamortedethomashobbes
#historiadacienciapolitica
#historiadafilosofia
#GrandesPensadoresIngleses

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site da BBC/UK (adaptado) 

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...