🎶🖤🎤🎸👱♂️ 🎸🎤🖤🎶
🎤😭 Num dia como hoje, 8 de dezembro, há 41 anos, em Nova York, poucos minutos antes das 23:00 h. (hora local), o famoso JOHN LENNON foi baleado pelas costas, pouco antes de entrar em seu luxuoso prédio de apartamentos em Manhattan. Lennon, sangrando muito, foi levado às pressas para o hospital, mas morreu no caminho. Mark David Chapman, um suposto fã para quem Lennon havia autografado uma cópia do álbum Double Fantasy durante a tarde do mesmo dia, atirou nele atirou nele quatro vezes à queima-roupa com um revólver calibre 38.
Chapman, de 25 anos na época do crime, recebeu um autógrafo de Lennon no início do dia e permaneceu voluntariamente no local do tiroteio até ser preso pela polícia. No dia seguinte, para perplexidade mundial com o ataque, Yoko Ono anunciou que não haveria funeral. Os restos mortais de Lennon foram cremados e espalhados por sua esposa no Central Park, onde hoje existe um modesto memorial. Por uma semana, centenas de fãs enlutados mantiveram vigília do lado de fora do prédio de Dakota-Lennon's - e demonstrações de luto foram realizadas em todo o mundo.
John Lennon foi durante anos um dos principais membros dos Beatles, o grupo de rock que transformou a música popular nos anos 1960, tornando-se o mais popular do século XX. O outro líder da banda era Paul McCartney, mas o resto do quarteto - George Harrison e Ringo Starr - às vezes também escrevia e cantava suas próprias canções. Vindos de Liverpool, Inglaterra, e influenciados pelo rock and roll norte-americano, os Beatles conquistaram a Grã-Bretanha em 1963 com o single “Please Please Me”. “Beatlemania” se espalhou pelos Estados Unidos em 1964 com o lançamento de “I Want to Hold Your Hand”, seguido por uma turnê sensacional nos EUA. Com a juventude prestes a romper com a paisagem culturalmente rígida dos anos 1950, os “Fab Four”, com sua música exuberante e rebelião bem-humorada, foram o catalisador perfeito para a mudança.
Os Beatles venderam milhões de discos e estrelaram filmes de sucesso como A Hard Day’s Night (1964). Suas apresentações ao vivo eram quase tumultuadas, com adolescentes gritando e desmaiando enquanto seus namorados acenavam com a cabeça ao som das canções pop cativantes. Em 1966, os Beatles desistiram das turnês para se concentrarem em suas gravações de estúdio inovadoras, como Sgt. Pepper’s Lonely Heart’s Club Band, um álbum psicodélico conceitual que é considerado uma obra-prima da música popular. A música dos Beatles permaneceu relevante para a juventude durante as grandes mudanças culturais da década de 1960, e críticos de todas as idades reconheceram o gênio da composição musical da equipe Lennon-McCartney.
Lennon era considerado o Beatle intelectual e certamente era o mais franco dos quatro. Ele causou uma grande polêmica em 1966 quando declarou que os Beatles eram "mais populares do que Jesus", o que levou à queima em massa de discos dos Beatles no American Bible Belt. Mais tarde, ele se tornou um ativista anti-guerra e flertou com o comunismo nas letras de sucessos solo como "Imagine", gravados depois que os Beatles se separaram em 1970. Em 1975, Lennon abandonou o mercado musical para passar mais tempo com seu japonês esposa, Yoko Ono, e seu filho, Sean. Em 1980, ele fez um retorno com Double-Fantasy, um álbum aclamado pela crítica que celebrava seu amor por Yoko e apresentava canções escritas por ela.
Em 8 de dezembro de 1980, sua pacífica vida doméstica no Upper West Side de Nova York foi destruída por Mark David Chapman. Os psiquiatras consideravam Chapman um psicótico limítrofe. Ele foi instruído a alegar insanidade, mas em vez disso se declarou culpado de assassinato. Ele foi condenado a 20 anos de prisão perpétua. Em 2000, os funcionários da prisão do estado de Nova York negaram a Chapman uma audiência de liberdade condicional, dizendo-lhe que seu "ato cruel e violento foi aparentemente alimentado por sua necessidade de ser reconhecido". Ele permanece atrás das grades.
John Lennon é homenageado em "Strawberry Fields", uma seção do Central Park em frente ao Dakota que Yoko Ono fez um paisagismo em homenagem a seu marido. 👏👏👏👏👏👏
#41anosdamortedejohnlennon
#historiadamusicainternacional
#johnlennoforever
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
📺 History Channel EUA
📺 History Channel Latino-America (adaptados).
👉 Para saber mais sobre John Lennon, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário