quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 09.12.21 - 44 Anos da Morte de Clarice Lispector

🌟🖤 📖✍️ 👩‍🦰 📖✍️ 🖤🌟

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 9 de dezembro, há 44 anos, o Brasil perdia uma das suas maiores escritoras: CLARICE LISPECTOR. Aos 52 anos, ela foi vítima de um câncer após mais de um mês hospitalizada, no Rio de Janeiro. Clarice Lispector foi uma autora de romances, crônicas e contos. É considerada uma das mais importantes escritoras da chamada segunda geração modernista brasileira. Nascida em outro país, tornou-se um dos maiores nomes da literatura brasileira.

Haia (ou Chaya) Lispector nasceu na cidade de Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920. Veio para o Brasil com dois anos de idade. Ela e a família — o pai, a mãe e duas irmãs — adotaram nomes brasileiros. Haia virou Clarice. A família foi inicialmente para Maceió, em Alagoas, mas em 1925 mudou-se para Recife, em Pernambuco, onde Clarice passou o resto da infância.

Quando tinha 9 anos, sua mãe morreu. Em 1935, foi com o pai e as irmãs para o Rio de Janeiro. Gostava muito de ler e frequentava bibliotecas. Dava também aulas particulares de português e matemática. Com 19 anos, entrou na Faculdade Nacional de Direito. Trabalhou como secretária e tradutora. Logo virou jornalista, trabalhando na Agência Nacional, no cargo de redatora, em 1940. Nesse mesmo ano publicou dois contos na imprensa.

Em 1943, Clarice Lispector casou-se com o colega de faculdade Maury Gurgel Valente. Em 1944, partiu para a Itália, acompanhando o marido, que tinha assumido um posto diplomático. Nos anos seguintes, viveu na Suíça (onde nasceu seu primeiro filho, Pedro), na Inglaterra e nos Estados Unidos (onde nasceu Paulo, o segundo filho). Ela retornou ao Brasil apenas em 1959.

Separada, Clarice foi morar no Rio de Janeiro com os filhos. Para garantir o sustento da casa, passou a escrever uma coluna no jornal carioca Correio da Manhã, com o pseudônimo de Helen Palmer. Também escreveu contos para a revista Senhor.

Clarice Lispector escreveu seu primeiro romance, Perto do coração selvagem, quando tinha 22 anos, em 1942. Conseguiu publicá-lo em 1943, e em 1944 recebeu o Prêmio Graça Aranha de melhor livro do ano. Seu segundo livro, O lustre, foi terminado quando ela morava na Itália, em 1944. A terceira obra, A cidade sitiada, Clarice levou três anos para terminar. Já morava em Berna, na Suíça. Ela concluiu o livro em 1948.

Em 1960, publicou seu primeiro volume de contos, Laços de família. Na sequência, lançou alguns de seus livros mais importantes: A maçã no escuro (1961), A paixão segundo G.H. (1964), Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969) e a novela A hora da estrela (1977), que virou um filme dirigido por Suzana Amaral. Ela escreveu também seis livros infantis.

Com estilo único, suas histórias eram dramáticas, por vezes, trágicas. Clarisse influenciou praticamente todas as escritoras que a sucederam. Em sua narrativa, coexistiam de forma harmoniosa conceitos metafísicos, seres e fatos corriqueiros do cotidiano. A estrela de Clarice Lispector brilhará para sempre na pleiâde da literatura brasileira. 👏👏👏👏👏👏

#44anosdamortedeclaricelispector
#historiadaliteraturabrasileira
#GrandesEscritorasBrasileiras

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Channel do Brasil.
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB (adaptados) 

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...