sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 17.12.21 - 85 Anos do Papa Francisco

💒 ❤️🛐 🧑‍🦲 🛐❤️💒

🎂🎉 Num dia como hoje, 17 de dezembro, há 85 anos, nascia em Buenos Aires, capital argentina, aquele que viria a ser o primeiro Papa do continente americano. Estamos falando do PAPA FRANCISCO, uma figura de destaque no continente inteiro e um pastor simples e muito amado na sua diocese, que conheceu de canto a canto, viajando também de metro e de ônibus durante os quinze anos do seu ministério episcopal. Francisco tem se mostrado neste pontifícado muito aberto a questões sociais, econômicas e ecológicas. Alinhado com as mudanças propostas pelo Concílio Vaticano II (1962-1965) vem demonstrando uma Catolicismo mais popular e menos hierárquico.

Papa Francisco, cujo nome de batismo é Jorge Mario Bergoglio é filho de emigrantes piemonteses: o seu pai Mário trabalhava como contabilista no caminho de ferro; e a sua mãe Regina Sivori ocupava-se da casa e da educação dos cinco filhos.

Diplomou-se como técnico químico, e depois escolheu o caminho do sacerdócio, entrando no seminário diocesano de Villa Devoto. A 11 de Março de 1958 entrou no noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanísticos no Chile e, tendo voltado para a Argentina, em 1963 obteve a licenciatura em filosofia no colégio de São José em San Miguel. De 1967 a 1970 estudou teologia, licenciando-se também no colégio de São José.

A 13 de Dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote pelo arcebispo D. Ramón José Castellano. De 1970 a 1971 deu continuidade à sua preparação em Alcalá de Henares, na Espanha, e a 22 de Abril de 1973 emitiu a profissão perpétua nos jesuítas. Regressou à Argentina, onde foi mestre de noviços na Villa Barilari em San Miguel, professor na faculdade de teologia, consultor da província da Companhia de Jesus e também reitor do colégio.

Ao longo do tempo, acumulou vários cargos dentro do Catolicismo: provincial dos jesuítas da Argentina, reitor do colégio de São José, diretor espiritual e confessor da Companhia de Jesus, etc. No dia 27 de Junho recebeu na catedral a ordenação episcopal precisamente do cardeal. Como lema, escolheu Miserando atque eligendo e no seu brasão inseriu o cristograma IHS, símbolo da Companhia de Jesus.

No dia 3 de Junho de 1997, foi promovido arcebispo coadjutor de Buenos Aires. Nem sequer nove meses depois, com o falecimento do cardeal Quarracino, sucedeu-lhe a 28 de Fevereiro de 1998 como arcebispo, primaz da Argentina e ordinário para os fiéis de rito oriental residentes no país e desprovidos de ordinário do próprio rito. Três anos mais tarde, no Consistório de 21 de Fevereiro de 2001, João Paulo II criou-o cardeal, atribuindo-lhe o título de São Roberto Bellarmino. Convidou os fiéis a não virem a Roma para festejar a púrpura, mas a destinar aos pobres o dinheiro da viagem. Grão-chanceler da Universidade católica argentina, é autor dos livros Meditaciones para religiosos (1982), Reflexiones sobre la vida apostólica (1986) e Reflexiones de esperanza (1992).

Como arcebispo de Buenos Aires – diocese com mais de três milhões de habitantes – pensou num projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização, com quatro finalidades principais: comunidades abertas e fraternas; protagonismo de um laicado consciente; evangelização destinada a cada habitante da cidade; assistência aos pobres e aos enfermos. Convidou sacerdotes e leigos a trabalharem juntos.

O Para Francisco mantinha hábitos simples, morava sozinho em um apartamento no 2.º andar do edifício da arquidiocese, ao lado da Catedral de Buenos Aires, na Praça de Maio. Preparava sua comida, andava de ônibus e metrô. Visitava com frequência as favelas de Buenos Aires. Em 2007 esteve no Brasil para a 5.ª Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em Aparecida, durante a visita do Papa Bento XVI.

Papa Francisco foi eleito no conclave realizado na Capela Cistina, no Vaticano, no dia 13 de março de 2013, sendo o primeiro papa não europeu em 1200 anos e também o primeiro papa sul-americano. No dia 22 de julho de 2013 o papa esteve no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, que reuniu mais de um milhão de jovens. Aos completar seus 85 anos, o Papa Francisco vem se mostrando cada vez mais como um modelo de Igreja acolhedora e em sintonia com os empobrecidos. Alvo de críticas dos mais conservadores, ele continua seguindo seu pastoreio, dando seu exemplo pessoal de desprendimento e humildade. 👏👏👏👏👏👏

#85anosdopapafrancisco
#historiadocatolicismo
#ParabensPapaFrancisco

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

🖱️ Site o Pensador
🖱️ Site do Oficial do Vaticano (adaptados) 🙂

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...