🇷🇺🙋♂️🔨 👨🦰 🔨 🙋🏻♀️🇷🇺
🎂🎉 Num dia como hoje, 18 de dezembro, há 143 anos, nascia em Gori, na Geórgia (então anexada à Rússia Imperial) uma das principais lideranças mundiais do século XX, que tem hoje desperta admiração e repulsa em muitas pessoas. Revolucionário ou ditador? Ou seria ambas ao mesmo tempo? Estamos falando de STÁLIN, que assumiu o poder central da União Soviética após a morte de Lênin em 1924. Stálin se aliou com os Estados Unidos e a Inglaterra para derrotar Hitler e os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, após os nazistas terem invadido a União Soviética na famosa operação Barbarossa e rompido o pacto Ribbentrop-Molotov assinado em 1939.
Stálin, cujo verdadeiro nome era Ossip Vissarionovitch Djugatchvili era filho de um sapateiro e de uma costureira. Ele ficou órfão muito pequeno. Após os primeiros estudos na escola religiosa russo-ortodoxa de sua cidade natal, foi enviado para o seminário eclesiástico na capital georgiana, de onde foi expulso em 1889 por causa de suas idéias revolucionárias. A partir daí Stalin entrou para a luta clandestina dos socialistas russos contra o regime czarista.
Em 1903, os comunistas da Rússia dividiram-se em dois grupos: os bolcheviques e os mencheviques. Ossip aliou-se aos bolcheviques, comandados por Vladimir Ilitch Ulianov, que adotou o nome de Lênin. Em 1912, tornou-se líder do partido. No ano seguinte, passou a usar o nome de Stálin, derivado da palavra russa para “aço”.
A Revolução Russa de 1917 destituiu o czar russo e Stálin participou ativamente dela, sendo nomeado secretário-geral do Partido Comunista cinco anos depois. Em 1921, os bolcheviques, que constituíam a maioria dos membros do Partido Comunista, monopolizaram o poder. Lênin morreu em 1924. Nessa época, os comunistas tinham formado um novo país, chamado União Soviética.
Os líderes do partido competiam pelo poder, e a disputa pela sucessão ficou entre Stálin e Trotski. Apoiado na máquina do partido e do Estado, Stalin acabou vencendo a disputa com Trotsky, que foi afastado do governo e do Partido Comunista e expulso da URSS. Depois de perambular por vários países, fixou-se no México, onde foi assassinado por Ramón Mercader com golpes de picareta na cabeça em 1940, a mando de Stalin.
Stálin queria fortalecer e modernizar a URSS, por isso construiu usinas de aço e fábricas. Em 1928, ordenou a fusão das pequenas propriedades agrícolas. Os agricultores que resistiram foram mortos ou mandados para campos de concentração. A partir de 1934, Stálin ordenou à sua polícia secreta que prendesse e matasse muitos membros do partido e oficiais do exército. Queria se livrar de todas as possíveis ameaças ao seu poder.
Em 1941, a União Soviética entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados (entre os quais destacavam-se os Estados Unidos e o Reino Unido). Os exércitos soviéticos ajudaram a vencer a guerra. Depois da guerra, Stálin se voltou contra os Aliados. Seus exércitos levaram o domínio comunista aos países do leste europeu. Coube a Stálin realizar com êxito o programa nuclear soviético e o programa espacial.
Stálin governou a União Soviética com mão de ferro, introduziu uma ditadura pessoal que estava longe ideologicamente do que foi declarado na Revolução de 1917 e manteve-se no poder até a morte, no dia 5 de março de 1953, em Kuntsevo Dacha, sua residência pessoal, aos 74 anos, depois de sofrer um derrame. 😞😓😥😢😭
#143anosdonascimentodejosefstalin
#historiadaextintauniaosovietica
#GrandesLideresdoSeculoXX
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas:
🖱️ Site e-Biografia
📺 Canal History Channel do Brasil
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB
👉 Para saber mais sobre o pacto Ribbentrop-Molotov assinado entre Hitler e Stálin, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário