❤️🧚♀️📕🧝♂️📗🧙♂️📘🧝♂️📙🧚♂️❤️
🎂📚🎉 Num dia como hoje, 3 de janeiro, há 130 anos, nascia o mestre da literatura fantástica britânica, considerado o "pai da fantasia moderna". Estamos falando de John Ronald Reuel TOLKIEN, escritor, poeta, filólogo e professor universitário inglês; autor das obras "O Hobbit", "O Senhor dos Anéis" e "O Silmarillion". Um dos maiores gênios que já existiram, Tolkein fundiu seu amor pelo mundo nórdico medieval com seu catolicismo e conhecimento teológico criando uma filosofia do mundo de hoje a partir da criação de um mundo de fantasia.
Tolkein nasceu em Bloemfontein, na atual África do Sul, e aos três anos de idade para a Inglaterra, terra natal de seus pais. Ele formou-se na Universidade de Oxford em 1915, onde serviu, de 1925 a 1945, como professor anglo-saxão na Universidade de Oxford e de 1945 a 1959 como professor de Língua e Literatura Inglesa em Merton. Suas aulas tratavam das raízes da língua inglesa. Ele era um estudioso de antigas fábulas, mitos e lendas. Foi nessa época que começou a escrever histórias de ficção.
Quando explodiu a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Tolkein serviu como soldado no Exército britânico, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário", complexo e cheio de vida, denominado Arda, um mundo imaginado, onde um de seus continentes é a Terra-média, palco das mundialmente famosas obras "O Hobbit", "O Senhor dos Anéis" e "O Silmarillion", esta última, sua maior paixão, que, postumamente publicada, é considerada sua principal obra, embora não a mais famosa.
Os livros de fantasia de Tolkien na Terra-média, especialmente O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, se basearam em uma ampla gama de influências, incluindo seu interesse filológico na linguagem, Cristianismo, mitologia, arqueologia, literatura antiga e moderna e experiência pessoal. Seu trabalho filológico centrou-se no estudo da literatura inglesa antiga, especialmente Beowulf, e ele reconheceu sua importância para seus escritos. A infância de Tolkien no interior da Inglaterra e sua urbanização com o crescimento de Birmingham influenciaram sua criação do Condado, enquanto sua experiência pessoal de luta nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial afetou sua representação de Mordor.
Tolkien publicou o livro O hobbit em 1937. Um de seus objetivos ao escrever a história era entreter seus quatro filhos. O personagem principal é um hobbit – um ser baixinho, pacato e de grandes pés peludos. Ao lado do mago Gandalf, o hobbit Bilbo Bolseiro vive muitas aventuras em um mundo mitológico chamado Terra Média.
A saga O Senhor dos Anéis, publicada entre 1954 e 1955, também se desenrola na Terra Média. Esse romance muitas vezes é dividido em três partes: A sociedade do anel, As duas torres e O retorno do rei. Na aventura, o hobbit Frodo e outros heróis têm que enfrentar o terrível Sauron, o Senhor do Escuro e governante do reino de Mordor, na disputa por um poderoso anel.
Tolkien morreu em 2 de setembro de 1973 aos 81 anos. Ele tinha começado a escrever outro livro sobre a Terra Média, O Silmarillion, mas morreu antes de terminá-lo. Seu filho mais jovem, Christopher, publicou essa obra em 1977. Nas décadas seguintes, Christopher publicou outros escritos de seu pai. As obras de Tolkien foram traduzidas para mais de 20 idiomas, e venderam mais de 200 milhões de cópias influenciando várias gerações.
A primeira adaptação cinematográfica de O Senhor dos Anéis foi lançada em 1978 como um filme de animação em rotoscopia dirigido por Ralph Bakshi com roteiro do escritor de fantasia Peter S. Beagle. E cobriu apenas a primeira metade da história de O Senhor dos Anéis. Em 1977, uma animação musical de O Hobbit foi feita por Rankin-Bass, que também produziu em 1980 uma anumação de O Retorno do Rei, que cobriu algumas das porções de O Senhor dos Anéis que Bakshi não foi capaz de completar.
O cineasta Peter Jackson dirigiu uma versão cinematográfica da trilogia O Senhor dos Anéis. As três partes estrearam em 2001, 2002 e 2003, respectivamente. Jackson também dirigiu três filmes baseados no livro O Hobbit, lançados entre 2012 e 2014. Em 2017, a Amazon adquiriu os direitos de televisão globais para O Senhor dos Anéis, para uma série de novas histórias definido antes de A Irmandade do Anel. 🎥🎞️📺 🤩
#130anosdonascimentodetolkein
#historiadaliteraturafantastica
#literaturaefantasiamodernas
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
📺 Canal History Brasil
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB (adaptados)
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário