🇫🇷 😨⚰️ 🤴 ⚰️😨 🇫🇷
😭🖤 Num dia como hoje, 21 de janeiro às 10h10, há 229 anos, na Praça da Revolução (hoje Praça da Concórdia), na capital parisiense, era executado na guilhotina, o rei LUÍS XVI, culpado de alta traição pela Convenção Nacional, em 17 de janeiro de 1793. Depois de preso na Torre do Templo, o "rei dos franceses" foi transportado para o local da execução numa carruagem e não na carroça dos condenados, tanto para evitar a humilhação da multidão como por razões de segurança.
Em 21 de junho de 1791, Louis tentou fugir de Paris para a atual Bélgica com sua família. No entanto, falhas em seu planejamento de fuga causaram atrasos suficientes para que fossem identificados e capturados em Varennes. Supostamente, Luis foi capturado enquanto fazia compras em uma loja, onde seu balconista o reconheceu pelo rosto inscrito nas moedas com que pagou. Louis foi transferido de volta para Paris, onde continuou como rei constitucional, embora sob prisão domiciliar até 1792.
O julgamento contra Louis começou em 1º de dezembro de 1792, sob a acusação de alta traição. Ele foi condenado à morte por guilhotina em 21 de janeiro de 1793, por 361 votos a favor, 288 contra e 72 abstenções. Despojado de todos os seus títulos pelo governo republicano, o cidadão Luis de Borbón, foi conduzido para a praça da Revolução.
Luís XVI estava vestido de branco e segurando o livro de Salmos em suas mãos. A execução devido à pressa do carrasco Charles-Henri Sanson transformou-se em um "espetáculo" horrível: o carrasco, de fato, não tendo posicionado o condenado de maneira adequada, teve que repetir o procedimento de morte uma segunda vez. O cabelo do rei e parte das roupas foram leiloadas, e por essas razões houve um terrível caos curado pelos soldados revolucionários.
Após a morte de Luís XVI, a coroa francesa foi sucedida por seu filho de 8 anos, Louis-Charles da França, que se tornou o rei Luís XVII da França para os monarquistas e os estados internacionais. Suas últimas palavras foram: "Cavalheiros, sou inocente de tudo o que me culpam. Desejo que meu sangue consolide a felicidade dos franceses". 😔😓😢😥😭
#229anosdamortedeluisxvi
#historiadarevolucaofrancesa
#execucaodoreifrances
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
🖱️ Página do CroniStoria
🖱️ Site do History Latino-America (adaptados)
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário