terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 08.02.22 - 10 Anos da Morte do Cantor Wando

🎶🖤🎤🎸🧑‍🦱 🎷🎤🖤

🎤😭 Num dia como hoje, 8 de fevereiro, há 10 anos, morria aos 66 anos, no Biocor Instituto, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o cantor e compositor WANDO, conhecido interprete de músicas populares que mesclavam erotismo, sensualidade, e sobretudo romantismo. Segundo o hospital, o cantor procurou seu médico particular no dia 23 de janeiro, queixando-se de dores no peito e queimação do estômago. Wando realizou exames, que apresentaram "resultados preocupantes", e foi aconselhado pelo médico a procurar o hospital para mais exames. 

No dia 27, um cateterismo (exame para diagnosticar obstrução de veias ou artérias) constatou entupimento de múltiplas artérias. Ao ser preparado para uma cirurgia de ponte de safena, Wando teve um infarto e foi submetido às pressas a uma angioplastia coronariana em três artérias importantes. Na quinta-feira (2), Wando foi submetido a uma traqueostomia para, segundo sua assessoria, proteger as cordas vocais. No procedimento, um respirador foi conectado à traqueia do cantor para permitir a passagem de ar. Na sexta-feira (3), os médicos que tratavam o cantor afirmaram que ele ainda enfrentava um considerável risco de morte, mas ressaltaram que esse risco vinha diminuindo gradualmente. Os médicos se declararam otimistas com a recuperação do cantor. No domingo (5), o cantor mandou uma recado aos fãs pelo programa "Fantástico". "Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!", dizia a mensagem.

Wanderley Alves dos Reis nasceu no dia 2 de outubro de 1945 em um arraial chamado "Bom Jardim" no Estado de Minas Gerais, seu registro, no entanto, foi feito na cidade de Cajuri, no mesmo Estado. Ainda pequeno, mudou-se para Juiz de Fora, onde concluiu o antigo primário e mais tarde foi para Volta Redonda (Rio de Janeiro), onde trabalhou como entregador de leite em residências, entregador de jornais, feirante e até caminhoneiro. Naquela época, já se dedicava ao violão e tocava em grupos de bailes locais, tendo inicialmente se dedicado ao estudo do “violão clássico”.

Após deixar a profissão de feirante, Wando mudou-se para Congonhas, no Estado de Minas Gerais. Lá, começou a “viver de música”, como integrante de um conjunto chamado “Escaravelhos” – “escaravelho pra quem não sabe, é um besouro, a mesma coisa que Beatles”.

No início dos anos 1970, Wando já em São Paulo e compondo, teve sua primeira oportunidade quando conheceu Jair Rodrigues, lhe apresentou a música "O Importante é Ser Fevereiro", gravado por Jair em 1974, sendo a música mais tocada no carnaval daquele ano.

Em 1973, foi descoberto por Nilo Amaro. Com ele compôs "O Importante é Ser Fevereiro", canção gravada por Jair Rodrigues, que também deu voz a outra de suas canções, "Se Deus Quiser". Roberto Carlos, Ângela Maria e Originais do Samba também interpretaram letras de Wando. No mesmo ano, lançou seu primeiro compacto, com a música "Maria, Mariá", e seu primeiro álbum, "Glória Deus No Céu e Samba na Terra". De 1973 até 2000, Wando lançou praticamente um disco por ano, com exceção de 1984, que não lançou nenhum, mas em 1988 lançou 2. E, 1989 e 1991 também não teve lançamentos.

Mas foi em 1974, com o disco "Moça", que conheceu o sucesso – vendeu 1,2 milhão de cópias. Ao longo da década seguinte, Wando consolidaria a reputação, como ele mesmo lista, de “obsceno, o cara da maçã, o cara da calcinha”. A carreira do artista foi permeada de sucessos como "Gosto de Maçã", "Coisa Cristalina", "Eu Acho que Estou Perdendo Você", "Deus Te Proteja de Mim, "Eu Já Tirei a Tua Roupa", e "Chora Coração", que foi esteve na trilha sonora da novela mais famosa da TV Globo: Roque Santeiro (1985).

É desse período, quando o cantor já vivia no Rio de Janeiro, sua música mais conhecida, “Fogo e paixão”, do disco “O mundo romântico de Wando” (1988), o 14º da carreira, segundo a contagem do site oficial. Entre álbuns de estúdio e registros ao vivo, o site de Wando contabiliza 28 trabalhos, ao todo, vendendo mais de dez milhões de discos. Seu último disco de inéditas, "Romântico Brasileiro, Sem Vergonha", foi lançado em 2005.

Wando fez do romantismo sua marca registrada. Símbolo da música brega brasileira, falava de amor, mulher e sexo em suas letras, e tornou-se conhecido por colecionar calcinhas de fãs. Dizia ele que se a lingerie for virada de cabeça para baixo, se parece com uma tenda. Em 1990, a capa do disco Tenda dos prazeres trazia a peça. O sucesso foi tanto que ele passou a distribuir, receber e a colecionar esse fetiche do vestuário feminino.

Antes de morrer Wando chegou a gravar para o documentário "Vou rifar meu coração", de Ana Rieper, que trata justamente da música tida como “brega” e contou com depoimentos de cantores como Amado Batista, Nelson Ned, Agnaldo Timóteo, Peninha e de ouvintes que contam suas histórias com obras do gênero.

Na ocasião de sua morte recebeu várias homenagens de fãs e outros artistas através de redes sociais na internet. Nesse mesmo ano, no carnaval de 2012, foi criado no Rio de Janeiro o bloco “Fogo e paixão” em homenagem ao sucesso na sua voz. No repertório do bloco constam sucessos de ícones, além de dele, como Fábio Júnior, Reginaldo Rossi e Elymar Santos.

Dez anos depois de sua morte, suas músicas ainda embalam ouvidos de amantes apaixonados que se deleitam com suas canções carregadas de romantismo e sensualidade. Foi um cantor que deixou saudades e uma lacuna na história musical brasileira. 👏👏👏👏👏👏

#10anosdamortedewando
#historiadamusicaromanticabrasileira
#WandoEterno

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portal G1
📰 Jornais Folha de São Paulo e Estado de Minas
🖱️ Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira (versão web)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...