⚖️🤝 📜 🤝⚖️
📝 Num dia como hoje, 07 de fevereiro, há 30 anos, era assinado o Tratado de Maastricht, formalmente Tratado da União Européia, acordo internacional aprovado pelos chefes de governo dos Estados da Comunidade Européia (CE) – os eleitores na Dinamarca rejeitaram o tratado original mas depois aprovou uma versão ligeiramente modificada. O Acordo que criou a União Europeia (UE) como sucessora da Comunidade Europeia (CE). Foi um marco significativo no processo de unificação europeia, estabelecendo que a integração econômica até então existente entre diversos países europeus se somaria a uma unificação política.
O tratado estabeleceu uma União Européia (UE), com cidadania da UE concedida a todas as pessoas que eram cidadãos de um estado membro. A cidadania da UE permitiu que as pessoas votassem e se candidatassem às eleições locais e ao Parlamento Europeu no país da UE em que viviam, independentemente da sua nacionalidade. O tratado também previa a introdução de um sistema bancário central e uma moeda comum (o euro), comprometeu os membros a implementar políticas externas e de segurança comuns e pediu maior cooperação em várias outras questões, incluindo meio ambiente, policiamento e política social.
Nos dias 9 e 10 de dezembro do ano anterior (1991), a mesma cidade havia recebido o Conselho Europeu, que redigiu o tratado. A entrada em vigor do tratado ocorreu no dia 1° de novembro de 1993 durante a Comissão Delors; e sofreu alterações mais tarde pelos Tratados de Amsterdã, Nice e Lisboa. 📍🗺️
#30anosdotratadodemaastrich
#historiadiplomaticamundial
#UnificacaoEuropeia
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
📺 Canal History Channel do Brasil
🖱️ Enciclopedia Britannica (adaptados) 🙂
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário