📡🎙️📀 📻 📀🎙️📡
🔊 Enquanto você lê ou visualiza este post centenas de ondas eletromagnéticas circulam pelos quatro pontos do mundo levando entretenimento e informação. Para recebê-las bastam apenas um aparelho de rádio e uma fonte de energia para alimentá-lo. O meio de comunicação mais versátil do mundo celebra hoje seu dia mundial, que foi proclamada em 3 de novembro de 2011, na 26ª sessão da Unesco e que tem o aval da Assembleia Geral da ONU. A escolha da data se deu porque foi no dia 13 de fevereiro de 1946 que foi criada a rádio das Nações Unidas.
O rádio é um meio de baixo custo e popular, que pode alcançar as áreas mais remotas e as pessoas mais marginalizadas. Ele sempre continua transmitindo quando outras mídias param de funcionar em casos de comunicações de emergência ou após um desastre natural. Por fim, é um meio que tem sido completamente capaz de adaptar-se ao desenvolvimento de novas tecnologias, como a banda larga, a transmissão de áudio digital (digital audio broadcasting – DAB) e os dispositivos móveis.
A presença do Rádio em momentos importantes da História do Brasil e do mundo são incontáveis. Foi através das ondas de rádio da BBC de Londres que, mesmo exilado, Charles De Gaulle articulou a resistência francesa aos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1940).
Foi pelas ondas da rádio Guaíba e suas retransmissoras que Leonel Brizola conclamou o povo brasileiro a resistir à tentativa de golpe em 1961 quando militares queriam impedir a posse de João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros, formando a chamada "Cadeia da Legalidade". Às 3h da manhã do dia 27 de agosto de 1961, Leonel Brizola falou pelo rádio, denunciando o golpe contra Jango. O Ministério da Guerra silenciou as emissoras de Porto Alegre que haviam transmitido o discurso.
Ao meio dia, Brizola requisitou a rádio Guaíba, que não teve seu sinal cortado porque não transmitiu o discurso, e em menos de uma hora, os transmissores foram transferidos para os porões do Palácio Piratini. Às 11h do dia 28, Brizola voltou a falar anunciando a ordem do Ministério da Guerra para bombardear o Palácio Piratini. Pede que as crianças sejam levadas para fora da cidade e conclama todos à luta, na capital e no interior. Forma-se um exército de mais de 150 mil populares. Esse episódio é tema do filme LEGALIDADE (BRA, 2019), dirigido por Zeca Brito.
Nem mesmo o avanço dos meios digitais conseguiu diminuir a importância do rádio enquanto meio de comunicação. Seu formato permanece único, mesmo quando transposto para outras mídias, como é o caso dos podcasts, a essência é sempre a mesma: informação para a mente, música para os ouvidos e prestação de serviços para a comunidade. 👏👏👏
#diamundialdoradio
#historiadascomunicacoes
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️professor e historiador
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário