segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 14.02.22 - 243 Anos da Morte de James Cook

🇬🇧⛵⚓ 🧔 ⚓⛵🇬🇧

😓🖤 Num dia como hoje, 14 de fevereiro, há 243 anos, morria na baía havaiana de Kealakekua, o explorador e navegador britânico capitão JAMES COOK, que comandou três expedições ao oceano Pacífico. Suas viagens o levaram até o círculo polar Antártico, no sul, e até o estreito de Bering, no norte.

James Cook nasceu em 27 de outubro de 1728, em Marton, na região de Yorkshire, na Inglaterra. Aos 18 anos, tornou-se marinheiro. Cook passava longos períodos a bordo de navios no mar do Norte. Quando estava em terra firme, estudava matemática.

Em 1755, entrou para a Marinha Real Britânica, na qual foi promovido rapidamente até assumir o comando de um navio, aos 29 anos. Cook participou de várias batalhas na região da América do Norte que hoje corresponde ao Canadá, durante confrontos da Grã-Bretanha com franceses e povos indígenas. Depois dos conflitos, Cook mapeou a costa da ilha de Terra Nova. Em 1766, ele escreveu um relato sobre um eclipse do Sol que lhe deu fama como observador científico.

Entre 1772 e 1775, Cook viajou pelo mundo no sentido oeste-leste, tentando descobrir um novo continente no hemisfério Sul. Embora não tenha chegado à Antártica, foi o primeiro europeu a atravessar o círculo polar Antártico. James Cook também descobriu e mapeou muitos grupos de ilhas.

Em 1768, a Royal Society de Londres, uma organização de cientistas, pediu a Cook que chefiasse a primeira expedição científica ao oceano Pacífico. Na viagem, ele explorou a Nova Zelândia, depois chegou à costa sudeste da Austrália, em 1770. Cook deu ao continente o nome de Nova Gales do Sul e reivindicou a posse dele para a Grã-Bretanha. No ano seguinte, voltou para seu país natal.

A partir de 1772, ele comandou uma grande missão no Pacífico Sul e, durante os três anos seguintes, explorou a região da Antártida, mapeou as Novas Hébridas e descobriu a Nova Caledônia. Em 1776, Cook partiu da Inglaterra novamente como comandante do HMS Resolution and Discovery e, em janeiro de 1778, fez sua primeira visita às ilhas havaianas. Ele pode ter sido o primeiro europeu a visitar o grupo de ilhas, que ele chamou de Ilhas Sandwich em homenagem a um de seus patronos, John Montague, o Conde de Sandwich.

Cook e sua tripulação foram recebidos pelos havaianos, fascinados pelos navios europeus e pelo uso do ferro. Cook abastecia seus navios negociando o metal, e seus marinheiros trocavam pregos de ferro por sexo. Os navios então fizeram uma breve parada em Ni'ihau e seguiram para o norte para procurar o extremo oeste de uma passagem noroeste do Atlântico Norte ao Pacífico. Quase um ano depois, os dois navios de Cook retornaram às ilhas havaianas e encontraram um porto seguro na baía de Kealakekua, no Havaí.

Suspeita-se que os havaianos atribuíram significado religioso à primeira estadia dos europeus em suas ilhas. Na segunda visita de Cook, esse fenômeno não foi questionado. A baía de Kealakekua era considerada o porto sagrado de Lono, o deus da fertilidade dos havaianos, e na época da chegada de Cook os moradores estavam envolvidos em um festival dedicado a Lono. Cook e seus compatriotas foram recebidos como deuses e durante o mês seguinte exploraram a boa vontade dos havaianos. Depois que um dos tripulantes morreu, expondo os europeus como meros mortais, as relações ficaram tensas. Em 4 de fevereiro de 1779, os navios britânicos partiram da Baía de Kealakekua, mas o mar agitado danificou o mastro da Resolução e, após apenas uma semana no mar, a expedição foi forçada a retornar ao Havaí.

Os havaianos saudaram Cook e seus homens atirando pedras; eles então roubaram um pequeno navio cortador do Discovery. As negociações com o rei Kalaniopuu para o retorno do cortador desmoronaram depois que um chefe havaiano menor foi morto a tiros e uma multidão de havaianos desceu sobre o grupo de Cook.

O capitão e seus homens dispararam contra os havaianos, mas logo foram subjugados, e apenas alguns conseguiram escapar para a segurança da Resolução. O próprio Capitão Cook foi morto pela máfia. Alguns dias depois, os ingleses retaliaram disparando seus canhões e mosquetes na costa, matando cerca de 30 havaianos. A HMS Resolution and Discovery finalmente retornaram à Inglaterra em 4 de outubro de 1780. 🌊⛵🌊

#243anosdamortedejamescook
#historiadosgrandesexploradores

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

🖱️ Enciclopedia Britannica Escola
🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptados)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...