🇻🇪 🗳️ ⚰️ 👨🏼🦲 ⚰️ 🗳️ 🇻🇪
😓🖤 Num dia como hoje, 5 de março, há 9 anos, morria em Caracas, capital venezuelana, HUGO CHÁVEZ RAFAEL FRIAS, um dos mais controversos políticos latino-americanos. Alvo da admiração de uns, mas também odiado por outros. Chávez tinha 58 anos e sofria de câncer na região da pélvis. Ficou conhecido quando era tenente-coronel e tentou dar um golpe de estado para tirar Carlos Andrés Pérez do poder, em 1992. Apesar da tentativa fracassada e de sua prisão, tornou-se uma figura bastante popular e chegou à presidência, eleito por voto popular, em 1998.
Seu governo caracterizou-se por uma política externa antiamericana e anticapitalista. Durante sua gestão, houve a nacionalização de empresas privadas e o estado passou a exercer o controle de atividades essenciais.
Hugo Chávez foi reeleito pela primeira vez em 2006 (mais de 62% dos votos) e depois em 2012, com 54%. Neste último mandato, porém, não conseguiu assumir devido à doença. Enquanto esteve à frente da presidência, seu governo foi alvo de várias crises, como um golpe em 2002 e protestos de trabalhadores e estudantes, nos quais manifestantes morreram. Sua relação com os Estados Unidos também sempre foi marcada por tensões.
Sem dar muitos detalhes sobre a doença, Chávez começou seu tratamento em junho de 2011. Ele passou um período em Cuba, onde recebeu atendimento médico, passou por cirurgias e exames. Em fevereiro, pouco antes da sua morte, retornou à Venezuela e ficou recluso ao Hospital Militar. Na ausência de Chávez, quem assumiu o poder foi vice-presidente Nicolás Maduro.
Em 2017, foi tema da série "Hugo Chávez - El Comandante" produzida pela Sony Pictures Television e exibida pela RCN Televisión (aqui no Brasil, chegou a ser exibida nas madrugadas da Globo e pelo stremming da Amazon Prime em 2020). Coube ao ator colombiano Andrés Parra protagonizar o líder venezuelano. As músicas temas da série "Vida sagrada" e "Por ahora y para siempre", interpretadas pelo cantor colombiano Fonseca, podem ser ouvidas pelo streaming do Spotify.
Hugo Chávez nasceu no dia 28 de julho de 1954, na cidade de Sabaneta, filho de um casal de professores. Ele foi casado duas vezes: primeiro com Nancy Colmenares, com quem teve três filhos e depois com a jornalista Marisabel Rodríguez, de quem se separou em 2003, e com quem teve uma filha. 😞😓😥😢😭
#9anosdamortedehugochavez
#historialatinoamericana
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 📺 Canal Channel do History Brasil (adaptado)
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário