terça-feira, 5 de abril de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 05.04.22 - 30 Anos da Morte de Antônio Marcos

🎶🖤🎤🎸🧔 🎷🎤🖤🎶

😓🖤 Num dia como hoje, 5 de abril, há 30 anos, morria em São Paulo, o cantor, compositor e ator ANTÔNIO MARCOS. Ele faleceu por causa de complicações resultantes do alcoolismo, aos 46 anos. Antônio Marcos conquistou as paradas musicais com hits como "Menina de Trança", "Como vai Você, e "O Homem de Nazaré", seu principal sucesso.

ANTÔNIO MARCOS PENSAMENTO DA SILVA nasceu em São Paulo, no dia 8 de novembro de 1945 (coincidentemente sua esposa Vanusa faleceu ano passado – 2021 – também no dia 8 de novembro). Antes da fama, Antônio Marcos trabalhou como office-boy, vendedor de varejo e balconista de loja de calçados, passando pelos programas de calouros, para chegar ao rádio e finalmente à televisão. De 1960 a 1962, destacou-se no programa de Estevam Sangirardi, cantando, tocando violão e fazendo humorismo.

Em 1967 integrou o coral Golden Gate e atuou nas peças "Pé Coxinho" e "Samba Contra 00 Dólar", de Moraci do Val, no Teatro de Arena. Convidado por Ramalho Neto, gravou seu primeiro disco pela RCA Victor, como integrante do conjunto Os Iguais, tornando-se logo solista e fazendo sucesso com a música "Tenho Um Amor Melhor Que O Seu" (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), que reapareceu em seu primeiro LP e vendeu mais de 300 mil exemplares.

A partir daí, seguiram-se outros sucessos, como "Oração De Um Jovem Triste" (Alberto Luís) e "Como Vai Você" (com Mário Marcos). Foi lançado no cinema por J. B. Tanko, no filme "Pais Quadrados... Filhos Avançados" (1970), participando também de "Som, Amor e Curtição" (1972) e de outros, além de atuar em peças teatrais, como "Arena Conta Zumbi" (Teatro de Arena, direção de Augusto Boal, 1969) e "Hair" (Teatro Aquarius, direção de Altair Lima, 1970).

Atingiu seu maior sucesso em 1973, com "O Homem de Nazaré" (Cláudio Fontana). Um de seus últimos sucessos foi a canção-tema de "O Profeta", telenovela da TV Tupi na qual participava sua futura esposa Débora Duarte. Já casado com a atriz, participaria com ela da telenovela da TV Bandeirantes, "Cara a Cara", na qual também interpretava a canção-tema.

Antônio Marcos teve oito LPs em português e quatro em castelhano, além de gravações feitas no exterior. Em 1991 pretendia lançar um LP contendo uma versão de "Imagine", de John Lennon, mas Yoko Ono, vetou a versão, o que, aliado à falência da Gravadora Esfinge, impediu o lançamento do disco.

Foi casado com Vanusa com quem teve as filhas Amanda e Aretha. Com Débora Duarte teve uma filha, a atriz Paloma Duarte.

Após sua morte, foram lançados os CDs "Acervo" (1994, coletânea RCA/BMG) e "Aplauso" (1996, coletânea RCA/BMG). A música "Como Vai Você" foi regravada pela cantora Daniela Duarte e Zezé di Camargo & Luciano. O Selo Descobertas lançou seus 8 primeiros Lps em duas caixas com bonus também de todos seus principais compactos. Sua partida precoce deixou uma grande lacuna no cancioneiro romântico nacional e até hoje seus fãs relembram saudosos seus sucessos eternizando lembranças que ficarão para sempre na memória afetiva de centenas de pessoas que apaixonadamente se deleitavam ao som de suas inesquecíveis canções. 😞😓😥😢😭

#30anosdamortedeantoniomarcos
#historiadamusicapopularbrasileira
#AntonioEternoMarcos

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Antônio Marcos, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...