sábado, 14 de maio de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 14.05.22 - Morre o Cineasta Breno Silveira

🖤🎥 📺 😭 📺 🎬🖤

😓🖤 O cinema nacional está enlutado pela perda repentina de um de seus maiores talentos: BRENO SILVEIRA, cineasta e diretor que não resistiu à um infarto fulminante durante as gravações de seu mais novo longa "Dona Vitória", na cidade de Vicência, interior de Pernambuco, onde estavam rodando as cenas da infância da personagem-título. Ele havia contraído Covid-19 no dia de 3 de maio, quando as filmagens precisaram ser interrompidas. A equipe havia retomado o trabalho há poucos dias. Este era o primeiro dia da equipe em Pernambuco. O cineasta ainda chegou a ser socorrido para um hospital local, mas faleceu às 10h45, aos 58 anos.

Breno Silveira se formou pela École Louis Lumière, de Paris, e teve sua primeira experiência como diretor de fotografia no longa “Carlota Joaquina: Princesa do Brasil”, de Carla Camurati, em 1995. Ele foi diretor do sucesso de bilheteria "2 filhos de Francisco" (2005), baseado na história da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, do drama "Era uma vez", de "Gonzaga: de Pai pra Filho" (2012), do drama “Entre Irmãs” (2017) com Marjorie Estiano e Nanda Costa e da série “1 contra todos" (2016-2020, 4 temporadas, disponíveis na Amazon Prime Vídeo).

A história da dupla de sucesso Zezé Di Camargo e Luciano recebeu mais dez indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, inclusive na categoria de melhor filme. Levou a melhor em quatro categorias – melhor ator, melhores ator e atriz coadjuvante e melhor som. Foi o filme mais visto de 2005 com mais de 5 milhões de espectadores (atualmente está disponível no Globoplay). O longa chegou a obter o posto de maior sucesso do cinema nacional desde a chamada retomada do setor, batendo ''Carandiru'' (2003), de Hector Babenco.

Gonzaga: De Pai para Filho, alcançou mais de 1,5 milhão de espectadores nos cinemas e foi vencedor de três categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, incluindo a de melhor filme (disponível na Globoplay e Netflix).

Em 2000, Silveira foi diretor de fotografia do filme “Eu Tu Eles”, de Andrucha Waddington, trabalho que lhe rendeu o título de melhor fotografia no Grande Prêmio Cinema Brasil 2000, e que chegou a ser selecionado para participar da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes.

No ano passado (2020), Silveira estreou  "Dom" (disponível na Amazon Prime Vídeo), uma série de ficção inspirada nas invasões de prédios feitas por uma gangue liderada pelo "bandido gato", no Rio de Janeiro. Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom, era um jovem de classe média e dependente químico que acabou indo para o crime. Na época, ele afirmou que a ideia da série surgiu depois que o pai de Dom o procurou pedindo que alguém contasse a história do filho por uma outra ótica diferente das páginas de polícia dos jornais da época.

Seu último trabalho, o longa "Dona Vitória", protagonizado por Fernanda Montenegro, que ele estava começando a rodar, é baseado na história de uma mulher que desmontou uma quadrilha carioca de traficantes e policiais a partir de filmagens feitas da janela do seu prédio, no bairro de Copacabana, do Rio de Janeiro. Sua história foi contada por meio de uma série de reportagens do jornal "Extra", de autoria do jornalista Fábio Gusmão, e que depois também virou livro.

Breno teve ainda uma carreira como diretor de videocliples. O premiado "Segue o seco", de Marisa Monte, é um deles, além de “Amor I love you” e “É preciso saber viver”. 

Segundo a equipe de filmagem, Breno Silveira teve o infarto fulminante enquanto acompanhava uma cena ser rodada. Ele morreu sentado, em frente ao monitor do set. Em nota, a Conspiração Filmes cita o cineasta como um dos mais brilhantes diretores do cinema nacional. "Nos seus projetos, Breno Silveira sempre imprimiu sua busca incansável pela excelência e soube, como poucos, usar a força do seu olhar para retratar o Brasil". Ele deixa a esposa, Paula Fiuza, e duas filhas, Olívia e Valentina. O corpo já foi liberado por um irmão do cineasta e seguirá para o Rio de Janeiro, onde será enterrado. 😞😓😥😢😭

#morrebrenosilveira
#lutoporbrenosilveira
#adeusbrenosilveira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📝 Fontes consultadas:

📻 Agência Brasil - E.B.C.
💻 Portais G1, R7, e UOL
📰 Jornais Folha de São Paulo e O Globo

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...