quinta-feira, 19 de maio de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 19.05.22 - Morre Vangelis - Músico e Instrumentista

🖤🎥🎶 🎹 😭 🎹 🎶🎞️🖤

😓🖤 O mundo da música instrumental se despede hoje de um de seus maiores ícones. Morreu aos 79 anos, VANGELIS, músico grego que compôs as trilhas sonoras dramáticas dos filmes “Blade Runner: o caçador de andróides” e “Carruagens de fogo”, segundo o jornal The Guardian. De acordo com seus familiares, o artista morreu em um hospital na França, onde estava sendo tratado. Vangelis ficou internacionalmente conhecido ao conquistar o Oscar de melhor trilha sonora em 1981 por seu trabalho no filme “Carruagens de fogo”, dirigido por Hugh Hudson. O tema principal do filme se tornou tão conhecido que alcançou o primeiro lugar entre as músicas mais tocadas nos Estados Unidos à época.

Evángelos Odysséas Papathanassíou – seu nome de batismo – nasceu na cidade de Vólos (Grécia) em 29 de março 1943. Autodidata, Vangelis cresceu na cidade de Atenas e formou sua primeira banda, a Forminx, em 1963. Eles tocavam rock e baladas, além de fazerem cover dos Beatles.

Em 1968 formou a banda de prog rock Aphrodite’s Child, junto com os músicos gregos Demis Roussos (vocalista), Loukas Sideras (bateria) e, posteriormente, Silver Koulouris (guitarra). A banda gravou três álbuns de estúdio: End of the World (1968), It's Five O'Clock (1969) e 666 (1972) - este último considerado o mais celebrado da curta discografia da banda. Também participou do projeto com Jon Anderson, vocalista do Yes (Jon & Vangelis). Ele também fez sucesso com uma parceria musical com a atriz grega Irene Papas.

Após o término do Aphrodite’s Child em 1972, Vangelis seguiu carreira solo explorando sonoridades do rock progressivo, art rock, música erudita e eletrônica. Seu trabalho acabou chamando atenção de produtores de TV, que queriam utilizar sua música para trilhas sonoras em programas e documentários. Foi assim com a utilização da música Heaven and Hell, lançada em 1975 em um álbum homônimo e que serviu de tema para a série de TV Cosmos, do astrônomo americano Carl Sagan.

Foi no cinema que Vangelis obteve fama mundial. Em 1981, foi lançado o filme Carruagens de Fogo, que conta com trilha assinada por Vangelis. A música tema é até hoje utilizada em maratonas aos redor do mundo. Outro filme marcante a ter trilha sonora de Vangelis é Blade Runner (1983).

Nos anos 1980, Vangelis alcança o sucesso comercial. Além dos bons resultados de seu trabalho em “Carruagens de fogo”, pelo qual ele sempre seria reconhecido, ele também criou as músicas de “Blade Runner”, o filme clássico de Ridley Scott, lançado em 1982 e estrelado por Harisson Ford. Para expressar a atmosfera do filme, que se passa numa metrópole futurista e altamente tecnológica com cenas ora pungentes, ora românticas, Vangelis utilizou sintetizadores e saxofones carregados que marcaram tanto o longa quanto a obra do compositor.

“Minha música não tenta provocar emoções como alegria, amor ou dor na audiência. Ela apenas dialoga com a imagem, porque eu trabalho dentro do momento”, afirmou Vangelis em uma entrevista sobre o próprio trabalho.

Ainda no final da década de 1980, ele criou a trilha sonora do drama político vencedor da Palma de Ouro “Desaparecido: um grande mistério”, do diretor Costa-Gavras. Outros trabalhos de Vangelis incluem “Rebelião em alto-mar”, com Mel Gibson e Anthony Hopkins, “1492 - A conquista do Paraíso”, outro longa de Ridley Scott, “Lua de fel”, de Roman Polansky, e alguns documentários de Jacques Cousteau. Foi autor da música oficial do Mundial de futebol de 2002. A trilha sonora mais recente de Vangelis foi feita para o drama histórico “El Greco” (2007), dirigido por Yannis Smaragdis, que narra a vida do famoso pintor renascentista que dá nome ao filme.

O músico e instrumentista morreu num hospital em Paris, onde estava internado por conta de complicações após contrair a Covid-19. Ele deixa um legado imprescindível para os amantes da boa música atrelada à sétima arte. Suas canções que marcaram gerações serão lembradas pelos incontáveis fãs espalhados por todo o planeta. Adeus Vangelis! Saudades cósmicas de seus fãs... 😞😓😥😢😭

#morrevangelis
#lutoporvangelis
#adeusvangelis

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📝 Fontes consultadas:

💻 Portais G1 e UOL
📰 Jornais Folha de São Paulo e O Globo

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...