🌄 ⚰️ 👻📄✍️ ⚰️🌅
😓🖤 Num dia como hoje, 30 de julho, há 20 anos, desencarnava (usando a linguagem dos espíritas) em Uberaba, Minas Gerais, Francisco Cândido Xavier, o CHICO XAVIER (1910-2002), que costumava dizer que iria "desencarnar" em um dia de festa para o Brasil, para que sua morte não fosse lembrada com tristeza.
Para os céticos, uma coincidência; para os que acreditam, mais uma prova das capacidades do médium – Xavier morreu exatamente há 20 anos, no mesmo domingo em que o Brasil venceu a Alemanha na final da Copa do Mundo e conquistou o sonhado pentacampeonato.
Nascido em Pedro Leopoldo, pequeno município na região metropolitana de Belo Horizonte, Xavier alcançou a notoriedade com a publicação de seu primeiro livro – embora fenômenos mediúnicos já fizessem parte de sua vida desde a tenra idade. O filho de um vendedor de bilhetes de loteria e de uma lavadeira, ambos analfabetos, havia se tornado o maior médium brasileiro, tendo escrito mais de 10 mil cartas psicografadas e se consolidado como dono de uma obra de mais de 450 livros – cuja autoria sempre foi atribuída a espíritos, ao todo 468 psicografados. Nunca ficando com nenhum valor desses livros, todo os direitos autorais da venda dos livros foram para instituições de caridade. Também psicografou cerca de 10 mil cartas, sem nunca ter cobrado nada.
Esta dedicação no trabalho em benefício do próximo possibilitou a Chico a indicação, ao Prêmio Nobel da Paz de 1981. E no ano de 2012, Chico foi eleito “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, em evento promovido e realizado pela emissora de televisão SBT. O cantor e compositor Moacyr Franco gravou "Uma Lágrima no Rio" em sua homenagem.
Chico Xavier deixou o plano físico em 30 de junho de 2002, aos 92 anos de idade, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, às 19:30. Oito dias antes de completar 75 anos de trabalho para o Espiritismo.
Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais, cerca de 120 mil pessoas compareceram ao velório do médium, que aconteceu em Uberaba nos dias 1 e 2 de julho. Em um caminhão do Corpo de Bombeiros, o caixão com o corpo do médium percorreu 5km até chegar ao Cemitério São João Batista, em Uberaba, e mais de 30 mil pessoas acompanharam o cortejo a pé. Quando o caixão chegou ao cemitério, foi recebido com uma chuva de pétalas de 3 mil rosas lançadas em profusão de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal.
O legado de Chico Xavier permanece vivo até hoje em Uberaba, cidade do Triângulo Mineiro com alta concentração de espíritas e mais de 130 casas de atendimento, que chegam a funcionar 24 horas por dia. Amor ao próximo e caridade como exemplo são princípios dos quais os herdeiros de Chico Xavier ainda hoje não abdicam e levam adiante, 20 anos após a morte do grande mestre e mentor espiritual. 👏👏👏👏👏👏
#20anosdodesencarnedechicoxavier
#historiadoespiritismobrasileiro
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre Chico Xavier, acesse:
🖱️ https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/04/hoje-na-historia-020421-111-anos-de.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário