🧬🫒🔬🧐🔬🫒🧬
👶👧 As leis da hereditariedade em que se baseia a moderna ciência da genética foram descobertas por um obscuro monge austríaco chamado GREGOR MENDEL, cujo nascimento completa hoje, 20 de julho de 2022, seus duzentos anos. No entanto, as descobertas de Mendel permaneceram praticamente desconhecidas por mais de 30 anos depois que ele completou seus experimentos – apesar de seus artigos terem chegado às maiores bibliotecas da Europa e dos Estados Unidos.
Johann Mendel nasceu em 22 de julho de 1822, em Heinzendorf, Silésia, Império Austríaco (hoje Hynčice, República Tcheca). Ele assumiu o nome de Gregor quando entrou no mosteiro em Brünn, Moravia (agora Brno, República Tcheca) em 1843. Ele estudou por dois anos no Instituto Filosófico de Olmütz (agora Olomouc, República Tcheca), antes de ir para Brünn. Tornou-se padre em 1847. Durante a maior parte dos 20 anos seguintes, lecionou em uma escola secundária próxima, exceto por dois anos de estudo na Universidade de Viena (1851-1853). Em 1868 Mendel foi eleito abade do mosteiro.
Os famosos experimentos de Mendel com ervilhas começaram em 1856 no jardim do mosteiro. Ele propôs que a existência de características como a cor da flor se deve à ocorrência de unidades elementares de hereditariedade pareadas, agora conhecidas como genes. Mendel apresentou seu trabalho para a Sociedade de Ciências Naturais local em 1865 em um artigo intitulado “Experiments with Plant Hybrids”. Os deveres administrativos após 1868 o mantiveram ocupado demais para pesquisas adicionais. Ele viveu sua vida em relativa obscuridade, morrendo em 6 de janeiro de 1884, em Brünn. Em 1900, pesquisas independentes de outros cientistas confirmaram os resultados de Mendel.
As Leis de Mendel deixaram um grande legado de descobertas genéticas e seus experimentos ajudaram outros pesquisadores a entender aspectos sobre a hereditariedade. Apesar de não ter sido reconhecido em vida, Mendel deixou um legado inquestionável para a sociedade, sendo seus estudos essenciais para a humanidade.
O legado de Gregor Mendel está em todos os laboratórios de genética, na investigação em saúde ou no aperfeiçoamento da agricultura. Duzentos anos depois do nascimento de Mendel, assinalados esta quarta-feira, o seu contributo para a ciência é fundamental em todo o mundo, o que justifica ser Mendel, considerado o pai da Genética. 👏👏👏👏👏👏
#200anosdonascimentodemendel
#historiadascienciasbiologicas
#MendelPaidaGenetica
📖 Fontes consultadas:
📚 Enciclopedia Britannica Kids (versão em inglês)
💻 Site da Revista Aventuras na História
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário