🛞🎉 🚚 🚘 🚌 🚖 🚛 🎉🛞
⛽💰 No DIA DO MOTORISTA vale lembrar da grande greve dos caminhoneiros de 2018 e das lições que ela deixou. Infelizmente, o país optou por privilegiar o modal rodoviário em detrimento do ferroviário (mais rápido e menos custoso) para o transporte de cargas e pessoas. Apesar do extenso litoral, e de uma boa malha portuária, a navegação marítima de cabotagem também é aproveitada de maneira inadequada e incipiente. O resultado disso é a dependência do modal rodoviário, que demanda uma boa frota de veículos, uma boa malha de rodovias, e bastante consumo de combustível (geralmente diesel), além da capacidade reduzida de transporte por veículo (trens, navios e aviões transportam mais carga do que caminhões). Devemos isso à política desastrosa adotada pelo presidente Juscelino Kubitschek (cujo foi de 1956 a 1961), que privilegiou o transporte rodoviário em detrimento do ferroviário, para agradar às montadoras norte-americanas que buscavam novos mercados para seus veículos. Até hoje pagamos o preço disso. Com as mudanças nas relações de trabalho nos últimos anos, os trabalhadores rodoviários sentiram no bolso os impactos de trabalhar mais e ganhar menos, além de arcar com os custos cada vez mais elevados da manutenção dos veículos, o que fez muitos abandonarem a profissão. Não por acaso se diz que "o volante é o troféu de um herói sem valor" ao qual completo com a conhecida frase "sem caminhão, o Brasil para", literalmente. Aos motoristas, meu apreço e homenagem pelo seu dia. 👏👏👏
#diadomotorista
#historiadostransportesnobrasil
#maisferroviasmenosrodovias
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre a greve dos caminhoneiros de 2018, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2022/05/hoje-na-historia-4-anos-do-inicio-da.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário