sábado, 23 de julho de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 23.07.22 - 11 Anos da Morte de Amy Winehouse

🎼🖤🎼 🎸🎷 🎼🖤🎼

⚰️😭 Num dia como hoje, 23 de julho, se calava para sempre um das maiores divas do soul. Seu nome ainda hoje arranca suspiros em seus fãs. Estamos falando de AMY WINEHOUSE, que perdeu a batalha da vida para as drogas em sua casa, em Camden Town (Londres), aos 27 anos de idade. Ela era conhecida por seus vocais profundos e expressivos de contralto e sua mistura eclética de gêneros musicais, incluindo soul, rhythm and blues e jazz. Revolucionária no panorama musical, inspirou – na sua curta viagem por este planeta – dezenas de novos artistas e centenas de pessoas com as suas letras autobiográficas.

Amy Jade Winehouse nasceu em 14 de setembro de 1983, no Chase Farm Hospital, Enfield, Reino Unido. Ela foi membra da National Youth Jazz Orchestra durante sua juventude, Amy assinou contrato com a Simon Fuller's 19 Management em 2002 e logo gravou várias músicas antes de assinar um contrato de publicação com a EMI. Ela também formou uma relação de trabalho com o produtor Salaam Remi através dessas editoras de discos.

O álbum de estreia de Winehouse, 'Frank', foi lançado em 2003. Muitas das músicas do álbum foram influenciadas pelo jazz e, além de dois covers, foram co-escritas por Winehouse. Frank foi um sucesso de crítica no Reino Unido e foi indicado para o Prêmio Mercury. A canção "Stronger Than Me" lhe rendeu o Prêmio Ivor Novello de Melhor Canção Contemporânea da Academia Britânica de Compositores, Compositores e Autores.

Amy ganhou 5 prêmios Grammy por seu segundo álbum, "Back to Black", de 2006, e obteve fama com músicas como "Rehab", "Back to Black", "You know I'm No Good" e "Valerie". Em 2008, "Back to Black" foi o segundo disco mais vendido do mundo, e, em 2009, ela entrou para o Guinness World Records como a artista britânica com o maior número de Grammys (Recorde que seria batido por Adele futuramente).

Sua única passagem pelo Brasil foi em janeiro de 2011, para uma série de shows. A cantora se apresentou em Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Infelizmente, no final de sua vida, o grande talento de Amy foi ofuscado por sua relação com o vício em drogas e álcool.

A última apresentação da Amy Winehouse antes de falecer foi em 18 de junho de 2011. Ela não queria fazer esse show, disse a todos, estava em processo de recuperação e tratamento para o alcoolismo, a idéia de show a deixava ansiosa e as músicas sobre o ex a machucavam. Mas ninguém se importou, ela foi obrigada a fazer shows e a partir daí começou a beber de novo, recebeu críticas pesadas desse show.

As últimas fotos de Amy nesse show a mostravam totalmente assustada e isolada em cima do palco. A imprensa considerou-o o pior show na história da Sérvia e a ridicularizou pelos seus vícios nos jornais do país. Foi o seu último concerto, aquele que ficaria na memória dos fãs com sua despedida.

Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa em Londres, em 23 de Julho de 2011. O laudo de sua morte apontou para envenenamento intoxicação por álcool. Vítima  do lado perverso da fama, que atira sem piedade na rua o lado íntimo que se esfuma com o flash… Após sua morte, 'Back to Black' se tornou temporariamente o álbum mais vendido do século 21 no Reino Unido. VH1 classificou Winehouse No.26 em sua lista das 100 Maiores Mulheres na Música.

Além documentário Amy, lançado em 2015, que conta detalhes sobre a vida; sua cinebiografia está em fase de produção e deverá se chamar "Back to Black", um dos maiores singles da carreira musical de Amy. A ideia é que ele apresente ao público a carreira e vida pessoal da cantora. Lady Gaga está sendo cotada para dar vida à protagonista.

Amy Winehouse estará marcada para sempre na história da música, como uma das maiores cantoras dos últimos tempos. Uma das artistas mais icônicas dos anos 2000, que alcançou o estrelato como um furacão e nos deixou com a mesma velocidade. Um anjo negro, cru, inadaptado, que caminhou entre nós, iluminando-nos ao som dos acordes que seu coração, que sempre bateu, pulsava na voz eloquente e visceradora da mulher que ousou fazer da música um novo e arrojado estilo de vida! 👏👏👏👏👏👏

#11anosdamortedeamywinehouse
#historiadamusicainternacional

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Amy Winehouse, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...