terça-feira, 30 de agosto de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 30.08.22 - Morre Mikhail Gorbachev

🪆🇷🇺⚰️ 👴 ⚰️🇷🇺🪆

😓🖤O mundo se despediu hoje de um dos últimos grandes líderes mundiais do século XX. Morreu em Moscou, o último líder da extinta União Soviética, MIKHAIL GORBACHEV, aos 91 anos, um dos principais responsáveis pelo fim da Guerra Fria e da União Soviética. "Mikhail Sergeevich Gorbatchov morreu esta noite após uma doença grave e prolongada", disse o responsável do Hospital Clínico Central. O óbito foi confirmado por agências de notícias russas, mas as causas não foram divulgadas.

Ao contrário dos seus antecessores, que enviaram tanques para esmagar protestos populares, recusou-se a utilizar a força contra os manifestantes pró-democracia que inundaram o bloco soviético no ano de 1989. Esses mesmos protestos haveriam de motivar as aspirações da autonomia de 15 repúblicas soviéticas, entre as quais a Ucrânia. Os dois anos seguintes acabariam por culminar no colapso da União Soviética. O seu papel no final da Guerra Fria justificou a atribuição do Prémio Nobel da Paz, em 15 de Outubro de 1990.

Mikhail Sergeyevich Gorbachev nasceu em 2 de março de 1931 em Stravropol, na Rússia, filho de uma família de imigrantes russo-ucranianos. Ele perdeu duas irmãs e um tio durante um período de fome no país em 1933. Seus pais eram agricultores e ele ajudou-os no sustento durante a adolescência.

Ele foi o oitavo e último líder da União Soviética, chefe de Estado do país de 1988 a 1991, na posição de Presidente do Presidium do Soviete Supremo de 1988 a 1989, Presidente do Soviete Supremo de 1989 a 1990 e Presidente da União Soviética de 1990 a 1991 (além de Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética de 1985 a 1991). Ideologicamente, sua identificação inicial era com os ideais marxistas-leninistas, tendo, entretanto, no início da década de 1990, se inclinado à social-democracia.

Foi o responsável pela retirada dos mísseis nucleares intermediários na Europa, pela democratização da URSS e do Leste Europeu. Sua decisão de não intervir para salvar o governo comunista da Alemanha Oriental – como aconteceu na Hungria em 1956 e na Tchecoslováquia em 1968 – levou à queda do Muro de Berlim e à implosão dos regimes stalinistas do Leste Europeu, em 1989. Mas ele não conseguiu impedir o desmembramento do império soviético, o que provocou uma tentativa de golpe de Estado e levou à extinção da própria União Soviética em 1991.

O plano da glasnost de Gorbachev dizia respeito à abertura política, dando maior liberdade ao o povo soviético. A glasnost eliminou os vestígios remanescentes da repressão stalinista, como a proibição de livros. Os jornais também podiam criticar o governo e outros partidos que não o Partido Comunista podiam participar das eleições.

Já a Perestroika foi o plano de Gorbachev para a reestruturação econômica. Sob ele, a União Soviética começou a se mover em direção a um sistema comunista-capitalista híbrido, muito parecido com a China moderna. O comitê de formulação de políticas do Partido Comunista, chamado Politburo, ainda controlaria a direção da economia, no entanto, o governo permitiria que as forças do mercado ditassem algumas decisões de produção e desenvolvimento.

As reformas políticas de Gorbatchev introduziram eleições para o Soviete Supremo e comitês regionais, o término da perseguição a dissidentes, a remoção da censura na mídia e em trabalhos culturais. Nos países ocidentais, Gorbachev é amplamente conhecido como o homem que acabou com a Guerra Fria, a disputa entre os blocos capitalista, liderado pelos EUA, e comunista, encabeçado pela URSS, mas muitos russos o acusavam de ter iniciado ousadas reformas de aberturas no estado que levaram ao colapso soviético.

No dia de natal de 1991, em cerimônia transmitida por satélite para o mundo inteiro, Gorbachev, que estava há 6 anos no poder renunciou à presidência do país. Com isso,  a bandeira com a foice e o martelo é retirada do Kremlin e a bandeira russa é colocada em seu lugar. No dia seguinte, a URSS estava oficialmente dissolvida. Gorbachev lançou um livro de memórias em novembro de 2012 e lamentou na ocasião não ter levado a União a um “bom porto”. 😞😓😥😢😭

#morremikhailgorbachev
#lutopormikhailgorbachev
#adeusmikhailgorbachev

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes Consultadas:

🖱️ portais G1 e UOL
📺 Canal Channel History Brasil
📰 Sites dos jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo.

👉 Para saber mais sobre o golpe de 1991 contra Gorbachev, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...