quarta-feira, 7 de setembro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 07.09.22 - 100 Anos da Primeira Transmissão Radiofônica no Brasil

📡🎙️💯 📻 💯🎙️📡

🔊 Num dia como hoje, 7 de setembro, há exatamente 100 anos, era feita a primeira transmissão radiofônica do Brasil que foi realizada a partir de estações instaladas no Rio de Janeiro, quando o presidente da República Epitácio Pessoa discursou e os seletos ouvintes, através de apenas 80 receptores existentes no país – em Niterói, Petrópolis e São Paulo – puderam acompanhar, além do pronunciamento, a apresentação da ópera "O Guarani" de Carlos Gomes, em razão das comemorações do Centenário da Independência do Brasil. O sinal foi irradiado a partir de transmissores de apenas 500 watts instalados no alto do Corcovado. A transmissão fez parte da inauguração da Exposição Internacional do Rio de Janeiro, evento que também comemorava o Centenário da Independência.

Estudos comprovam que o rádio, no Brasil, teve início em Recife, através de experiências feitas pelos cientistas amadores Oscar Moreira Pinto, aliado a Augusto Pereira e João Cardoso Ayres, que no dia 6 de abril de 1919, inauguram a Rádio Clube de Pernambuco.

Antes disso, porém, no período de 1893 e 1894, ao mesmo tempo em que a Europa e a América do Norte realizavam pesquisas, o padre gaúcho Roberdo Landell de Moura, desenvolveu as primeiras experiências com transmissão e recepção de sons por meio de ondas eletromagnéticas, experimentos estes, que eram superiores aos dos cientistas estrangeiros.

A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi primeira emissora do Brasil, criada em 20 de Abril de 1923 (há controvérsias, pois alguns estudiosos afirmam que o rádio, no Brasil, teve início em Recife, através de experiências feitas pelos cientistas amadores Oscar Moreira Pinto, aliado a Augusto Pereira e João Cardoso Ayres, que no dia 6 de abril de 1919, inauguram a Rádio Clube de Pernambuco). Em 1955 foi fundada por Anna Khoury a primeira Rádio em FM do Brasil, a Rádio Imprensa, no Rio de Janeiro. O primeiro receptor de rádio era muito simples e utilizava poucos componentes, o famoso 'Rádio de Galena' (ou 'Rádio de Cristal'), foi utilizado inclusive durante as duas Guerras Mundiais. Com o avanço da tecnologia e da eletrônica os rádios foram evoluindo e diminuindo de tamanho, surgiu a válvula, transistor, e o circuito integrado.

Além de transmitir notícias, o rádio também se apresentava como um veículo que difundia a cultura de várias partes do Brasil e do mundo, levando novos e velhos estilos musicais, radionovelas, eventos esportivos aos lares em boa parte do território nacional. Grandes nomes da nossa música e da dramaturgia foram lançados na era de ouro do rádio. Programas de auditório, radionovelas, programas de debate, música, notícias, eventos esportivos, radioteatro, programas sobre saúde e política, etc. Daí surgiram a Rádio Roquette Pinto, Nacional, Mayrink Veiga, Tupi, etc. Muitos nomes da MPB nasceram e cresceram no rádio! Além da música, a informação em tempo real foi um dos aspectos mais marcantes da ascensão do rádio.

O rádio nunca perdeu seu espaço e foi se reinventando com o passar do tempo, mesmo com a chegada da TV, Internet e celular. Em 100 anos de história no Brasil o rádio já passou por diversas transformações, mas não se pode negar o tamanho da importância que ele teve e ainda tem dentre os meios de comunicação de massa. 👏👏👏👏👏👏

#100anosdaprimeiratransmissaoradiofonica
#historiadosmeiosdecomunicacaonobrasil
#historiadaradiofoniabrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o Dia Mundial do Rádio, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...