segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 12.12.22 - 1 Ano da Morte de Vicente Fernández - El Rey dos Mariachis

🎶🖤🎤🎻 👴 🎺🎤🖤🎶

🎼⚰️🇲🇽 A música mexicana há um ano perdeu um de seus maiores expoentes: VICENTE FERNÁNDEZ, considerado o rei dos mariachis, uma das expressões musicais mais tradicionais do México. Vicente era o último dos grandes mariachis mexicanos ainda vivos. Ele morreu hoje, 12 de dezembro de 2021 às 6h15min (9h15min no horário de Brasília), aos 81 anos após cinco meses de internamento hospitalar em Guadalajara devido a uma grave queda em sua fazenda.

O cantor nasceu em Huentitán el Alto (Jalisco), no México, no dia 17 de fevereiro de 1940. Sua mãe era dona de casa, e seu pai era fazendeiro. Ele começou a carreira cedo e não demorou para fazer sucesso, mantendo a fama durante as cinco décadas em que esteve na ativa.

El Chente, como ficou conhecido, vendeu mais de 65 milhões de discos em 50 anos de carreira, foi um dos melhores cantores rancheiros da história mexicana, ao lado de Pedro Infante, Jorge Negrete e Javier Solis. O astro da música mexicana gravou mais de 300 canções e ganhou três Grammys e oito Grammys latinos. Fernandez era popularmente conhecido por suas canções “Volver, Volver”, “Por Tu Maldito Amor” e “El Rey”. O músico – que tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood – foi eleito a Pessoa do Ano pela Academia Latina da Gravação em 2002.

A vida de Vicente Fernández é retratada nos 36 capítulos da série "El Rey, Vicente Fernández", produzida pela tevê colombiana Caracol e atualmente disponível no streaming da Netflix, com atuações de Jaime Camil, Sebastián Dante, e Sebastián García. Infelizmente não disponibilizaram a dublagem, nem a legenda em português, mas a produção em si é primirosa e digna de ser assistida.

Com mais de 73 milhões de visualizações, "Hermoso cariño" (bela querida) é a música mais ouvida do artista mexicano no Spotify. É um de seus grandes clássicos e uma das canções que se cantam todo dia 12 de dezembro nas celebrações e serenatas à Virgem de Guadalupe, padroeira do México, da qual Vicente era devoto e que coincidentemente veio a falecer no dia a ela consagrado. Vicente Fernández se despede do mundo artístico e vira mais uma estrela na plêiade dos grandes cantantes (como chamam eles em espanhol) rancheiros do México querido, como ele sempre cantou ao longo de décadas. Viva Vicente Fernández! Gracias El Rey del Mariachi! 👏👏👏👏👏👏

#1anodamortedevicentefernandez
#historiadamusicamexicana
#EternoReidelMariachi

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...