quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 14.12.22 - 1 Ano da Morte de Dona Dulce - Senhora Alegria

🖤🎊🖤 👵 🖤🎊🖤

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, há exatamente um ano, morria uma de suas maiores expressões culturais da cidade do Paulista: DONA DULCE, que durante anos foi a "senhora alegria" dos carnavais paulistenses. Seu nome sempre esteve ligado às tradições carnavalescas de nossa cidade.

Dulce Pessoa de Macedo nasceu entre os anos 40 ou 50 do século passado, na Rua do Peixoto, bairro de São José, Recife (PE), onde conviveu com o grande Enéas Freire, fundador do Galo da Madrugada. Filha de pai protestante e mãe católica. Seu pai, por ser evangélico, a proibia de sair para dançar, mesmo assim ela fugia e ia atrás dos folguedos populares.

Dona Dulce chegou em Paulista em 1976 e logo tornou-se uma referência folclórica da cidade por ser alegre e divertida. Era figura pitoresca nas festividades e comemorações paulistenses como carnavais, São João, desfiles cívicos, homenagens, etc. Foi funcionária do Clube Municipal do Nobre e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes de Paulista entre 1997 e 2000.

Várias homenagens lhe foram merecidamente concedidas. Dona Dulce foi a madrinha do carnaval de 2015, recebendo a Comenda Padre João Ribeiro, e em 2016 recebeu o Título de Cidadã Paulistense. Ela viveu os últimos de sua vida em Jardim Paulista, de onde se encantou e virará mais uma estrela na plêiade dos grandes nomes da cultura paulistense. Seu legado para a cultura da cidade do Paulista é inestimável. Um nome que ficará para sempre na memória do povo paulistanse. Valeu Dona Dulce. Descanse em paz! 😞😓😥😢😭

#1anodamortededonadulce
#historiadoscarnavaispaulistenses
#saudadesdasenhoraalegria

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Dona Duda, cirandeira, outro ícone da cultura paulistense, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...