💣💥⚔️ 😠 ⚔️💥💣
🔪🗡️ Num dia como hoje, 7 de janeiro, há exatamente 200 anos começava mais uma batalha na Guerra pela Independência na Bahia, desta vez na ilha de ITAPARICA, localizada estrategicamente no meio da Baia de Todos os Santos, sendo passagem para se chegar por mar até a Vila de Santo Amaro da Purificação, sede do governo revolucionário brasileiro da região nesse período.
De um lado estava a esquadra portuguesa com 42 embarcações lideradas por João Felix Pereira de Campos, do outro, os brasileiros liderados por Antonio de Sousa Lima. Os ilhéus fizeram trincheiras e revidaram com peças de artilharia fabricadas artesanalmente por eles. A resistência brasileira eram alguns soldados, além de pescadores e marisqueiras que participaram da ação.
Entre as marisqueiras encontrava-se Maria Filipa de Oliveira que, junto com outras mulheres, teria tomado parte na luta. Segundo a tradição oral, Maria Felipa liderou um grupo para lutar contra os soldados portugueses: com o apoio de homens da cidade, queimou inúmeras embarcações portuguesas, diminuindo o poderio colonizador no decorrer da batalha, e depois, enfrentou os portugueses usando folhas de cansanção, uma folha típica da região, que em contato com a pele dá a sensação de queimação; e toda a ação resultou em uma queda no número de soldados da tropa portuguesa.
Maria Felipa só aparece uma única vez nos documentos oficiais, mas a tradição oral manteve a memória dela viva nas lembranças da guerra na Bahia e nas comemorações da independência pelos baianos que a consideram um autêntica heroína negra.
No dia 7 de janeiro o Caboclo Tupinambá, Protetor da Liberdade e símbolo da Independência da Bahia percorre as ruas de Itaparica, acompanhado do valoroso Grupo Caboclos de Itaparica e do povo soberano do seu destino. Expressão popular da identidade brasileira, ele veicula a energia mística da ancestralidade, acompanhando as lutas contra a colonização portuguesa e vivendo o sofrimento devido aos combates e às perseguições.
Os portugueses finalmente foram expulsos no dia 9 de janeiro, mas a guerra na Bahia se arrastou até o dia 2 de julho de 1823 com a capitulação das tropas portuguesas comandadas por Inácio Luís Madeira de Melo e sua retirada para Portugal.
A Ilha de Itaparica tem 36 km de comprimento e uma superfície de 180 km², e hoje abriga 36 localidades. Era chamada de Arraial da Ponta das Baleias, mas depois foi rebatizada com o nome atual, que, em tupi, significa "cerca de pedra", devido aos recifes de corais que a rodeiam. 🌊🏝
#200anosdabatalhadeitaparica
#historiadaindependenciadabahia
#guerraspelaindependenciadobrasil
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre as Guerras pela Independência na Bahia, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2022/07/hoje-na-historia-270722-230-anos-do.html
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2022/02/hoje-na-historia-190222-200-anos-da.html
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/07/hoje-na-historia-020721-198-anos-do.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário