sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

HOJE NA RELIGIÃO - 20 de Janeiro - Catolicismo - Dia de São Sebastião

⛪ 🕯️🙏🕯️⛪

🛐 Hoje, 20 de janeiro, é dia de SÃO SEBASTIÃO, o soldado romano duplamente martirizado por sua fé em Cristo. Em muitas cidades hoje é feriado mas, numa delas, no Rio de Janeiro existe uma relação histórica muito forte com o Santo.

São Sebastião (França, 12 de Março de 256 – 20 de Janeiro de 288) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).

Em 1555, a colônia portuguesa na América foi alvo de uma invasão dos franceses. Instalados na Baía de Guanabara, eles fizeram aliança com os indígenas da região, da nação dos Tamoios, criando a "França Antártica".

Os portugueses, é claro, procuraram recuperar o domínio do local. Por alguns anos, houve luta contra os invasores; aos lusos se aliaram os indígenas temiminós, entre os quais estava o cacique Araribóia.

Em 20 de janeiro de 1567, dia de São Sebastião, uma frota comandada por Estácio de Sá venceu os franceses na batalha de Aruçumirim (alguns escrevem Uruçumirim). Uma história conta que próprio santo foi visto lutando com sua espada ao lado dos portugueses; a cena está retratada em um vitral na igreja de São Sebastião dos Capuchinhos, localizada na Tijuca. Como o padroeiro, Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá (terceiro Governador-Geral do Brasil), foi alvejado de flechas, e morreu neste mesmo dia.

O primeiro nome dado à cidade carioca (São Sebastião do Rio de Janeiro, fundada em 1° de março de 1565) foi uma dupla homenagem tanto ao rei de Portugal, D. Sebastião, quanto a São Sebastião. O rei tinha esse nome por ter nascido no dia do santo, em 20 de janeiro de 1554. 

Imaginem então o simbolismo dessa vitória dos portugueses contra os seus inimigos no dia do aniversário do rei e no dia do santo! 🙏👑🙏

#hojenareligiao
#diadesaosebastiao
#historiaereligiosidade

📖 Fontes Consultadas:

📚 Fundação Biblioteca Nacional
🧑‍🦲 Paulo Rezutti (escritor e biográfo da família imperial brasileira)

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre a Batalha de Alcácer-Quibir, onde morreu o rei português D. Sebastião, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...