terça-feira, 6 de junho de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 05.06.23 - Morre a Cantora Astrud Gilberto

🎶🖤🎤🎸 👩🏻‍🦰  🪕🎤🖤🎶

✝️ LUTO 🖤 A música brasileira perdeu ontem, dia 5 de junho de 2023, mais uma cantora icônica: faleceu aos 83 anos na Filadelfia (EUA) ASTRUD GILBERTO, um dos grandes nomes da bossa nova. A baiana gravou a primeira versão de Garota de Ipanema em inglês e estourou não só a canção como a procura pelo estilo que se tornou um dos tipos de "jazz" mais cools de todos os tempos, e lhe rendeu um Grammy em 1965, o primeiro concedido a uma cantora brasileira. Mesmo com toda essa importância e talento, Astrud é pouco lembrada pelo público brasileiro.

Astrud Evangelina Weinert nasceu em Salvador, em 29 de março de 1940. Filha de mãe brasileira e pai alemão, ela foi criada no Rio de Janeiro. Como seu pai era professor de idiomas e ela se tornou fluente em várias línguas.

A cantora foi casada com João Gilberto, considerado “pai da bossa nova” com quem teve um filho, o músico João Marcelo Gilberto, pai de Sofia Gilberto, que confirmou a morte da avó através de suas redes sociais: "Venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor. Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de 'Garota de Ipanema' e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa", completa Sofia ao relembrar a trajetória da avó.

Na adolescência, sua melhor amiga Nara Leão, que era aspirante a cantora incentivou a amiga a cantar e também foi responsável por lhe apresentar João Gilberto. Em maio de 1960, ela subiu ao palco pela primeira vez, no histórico show Noite do Amor, do Sorriso e da Flor, no anfiteatro da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, organizado para comemorar o lançamento do segundo LP do marido.

A carreira profissional de Astrud na música começou de forma inesperada. Em 1963, ela estava presente nos estúdios de gravação da Verve Records, em Nova York, para acompanhar João Gilberto como tradutora durante as sessões do disco que ele estava gravando com o jazzista Stan Getz. O produtor do álbum, Creed Taylor, precisava de uma vocalista para cantar "The Girl From Ipanema" e Astrud se voluntariou para a tarefa. Apesar de não ser uma cantora profissional, o resultado foi fora de série. Com sua voz suave e delicada, Astrud capturou a essência da bossa nova e conquistou o público em todo o mundo.

Impulsionada por seu sucesso, Astrud lançou uma carreira solo de sucesso. Após se separar de João Gilberto em 1964, ela gravou uma série de álbuns aclamados, incluindo The Astrud Gilberto Album (1965), Beach Samba (1966) e Look to the Rainbow (1966). Sua voz macia se tornou sua marca registrada, conquistando tanto o público quanto a crítica especializada. Ao todo foram 18 álbuns de 1965 a 2003, quando sai The Diva Series, nos mais diversos idiomas, como inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

Na voz de Astrud, também se eternizaram temas de Tom Jobim como “Corcovado” ou “Água de Beber” — incluído no seu disco de estreia a solo, de 1965, considerado pela National Public Radio (NPR) um dos 150 melhores álbuns por mulheres. A maior parte da sua discografia, com originais editados até 2002, contou com o mítico selo da Verve. Colaborou com o trompetista Chet Baker em 1977, numa versão de “Far Away” (melodia de Astrud).

Durante sua carreira, Astrud colaborou com diversos artistas renomados, como Walter Wanderley, Quincy Jones e George Michael, expandindo sua influência além da bossa nova. No início dos anos 1980, Astrud formou um grupo que trazia seu filho Marcelo no baixo e fez turnês internacionais. Astrud gravou seu último álbum, Jungle, em 2002.

A artista recebeu além do Grammy em 1965, o prêmio "Latin Jazz USA" pelo conjunto de sua obra, em 1992. Alguns anos após alcançar o sucesso, a cantora descobriu que tinha pânico de palco e apesar de continuar compondo e gravando, se afastou permanentemente dos holofotes desde 2002, não antes de passar a pertencer ao International Latin Music Hall of Fame. Astrud Gilberto morreu em sua residência nos Estados Unidos, ela sempre lembrada como "a brasileira que levou a Bossa Nova para Hollywood", uma estrela que brilhará em outras dimensões. 👏👏👏👏👏👏

#morreastrudgilberto
#lutoporastrudgilgerto
#adeusastrudgilberto

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais G1, UOL e Antena 1 RPT
📺 Canal History Channel Brasil

👉 Para saber mais sobre Tina Tuner e Rita Lee, outras cantoras que nos deixaram recentemente, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...