quarta-feira, 24 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 24.05.23 - Morre Tina Turner - Rainha do Rock 'n' Rool

🎶🖤🎤🎸 👩🏾‍🦱  🪕🎤🖤🎶

✝️ LUTO 🖤 Umas das cantoras mais icônicas dos Estados Unidos, TINA TURNER morreu nesta quarta-feira, 24 de maio, aos 83 anos de idade. Durante sua carreira, ela se destacou como um dos maiores nomes do rock, do R&B e da música pop. De acordo com a Sky News, a morte da artista foi confirmada por seu agente: "Tina Turner, a 'Rainha do Rock'n Roll' morreu pacificamente hoje, aos 83 anos, após uma longa doença em sua casa em Kusnacht, perto de Zurique, na Suíça. Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo", diz o comunicado. Com sua incrível voz e performances eletrizantes, ela inspirou gerações de artistas e fãs ao redor do mundo.

Para além dos palcos de música, também participou de filmes de sucesso, como "Mad Max 3 – Além da Cúpula do Trovão" (1985), "O Último Grande Herói" (1993) e "Cocksucker Blues" (1972). Fora as produções de fantasia e ficção científica, Turner também teve sua história de vida contada em quatro filmes: "Tina" (1993) e (2021), "Tina Turner Rio" (1988) e "Tina Turner – One Last Time" (2000).

Tina Turner era, na verdade, o nome artístico da cantora. Nascida em família pobre dos Estados Unidos, Anna Mae Bullock foi abandonada pelos pais aos 15 anos. Para se sustentar, a artista cantava em boates e bares. Foi nesse meio que ela conheceu Ike Turner, com a banda The Kings of Rhythm, e logo se tornou vocalista. Pouco tempo depois, Tina e Ike se casaram e formaram uma dupla – que dominou o cenário do gênero de Soul na década de 1970.

O casamento de Ike e Tina, no entanto, é relembrado até hoje com uma série de polêmicas, sobretudo abuso e violência. O marido culpava Tina, segundo reportagens da época, pelo declínio da dupla. Foram vários os casos de agressão, violência e traições durante o casamento deles – Tina por vezes aparecia nos palcos com hematomas, inclusive nos olhos e lábios.

Dezoito anos após o casamento, a cantora de separou de Ike e propôs, na Justiça, todo o patrimônio em troca do sobrenome Turner. Ike morreu em 2007, de overdose de cocaína, e chegou a ganhar um Grammy de Melhor Álbum de Blues Tradicional no mesmo ano.

Após ceder todo o dinheiro para o ex-marido, Tina teve de recomeçar a carreira. Na época, morou com uma amiga e passou um bom tempo apenas na abertura de outros grandes artistas, como os Bee Gees.

Em 1980, já em carreira solo, ela mudou o gênero da música e, inspirada pelos Rolling Stones e David Bowie, acolheu o manto do rock. Nesta década, sua carreira teve uma grande ascensão: Tina lançou o álbum "Private dancer" (1984),com o hit "Whats love gotta do with it", que atingiu a marca de 10 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Tina também é conhecida por suas performances enérgicas no palco, com sua voz poderosa e sua presença magnética.

Ao longo de sua carreira, Tina Turner presenteou o mundo com hits atemporais, como "Proud Mary", "What's Love Got to Do with It" e "Simply the Best", tendo vencido oito Grammys competitivos por sua obra. Tina também é lembrada por sua marcante participação no cinema, especialmente em “Mad Max 3: além da cúpula do trovão” (1985), no qual roubou a cena do protagonista do título.

Considerada pela revista Rolling Stone como uma das "10 maiores artistas de todos os tempos", Tina vendeu mais de 100 milhões de cópias de discos no mundo todo. Suas turnês também estão entre as maiores bilheterias da história. Em 1988, levou 182 mil pessoas ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, show que entrou para o Guiness Book como o maior público para uma apresentação de artista solo da história. O show fazia parte da turnê Break Every Rule, para divulgar sexto álbum de da cantora, lançado dois anos antes.

Em 1986, a cantora lançou a biografia "Eu, Tina: A história da minha vida", com todos os detalhes da carreira como cantora e dos abusos do ex-marido. A biografia, anos mais tarde, se converteu no filme "Tina" (1993), estrelado por Angela Basset e Laurence Fishburne.

A cantora também teve lugar na história da teledramaturgia brasileira, embalando temas de vários personagens em novelas. A primeira canção da artista em um disco de trilha sonora de uma trama foi "Let's stay together", tema do protagonista Thiago (José Wilker), que abria o LP de "Transas e caretas — Internacional", lançado em 1984.

Nos últimos anos de vida, a cantora tratou uma série de doenças, como câncer, um infarto e até uma parada renal.

Tina Turner é uma lenda da música que, ao longo de sua vida, superou obstáculos e dedicou-se à sua arte com paixão e excelência. Seu legado musical é um presente que continuará a emocionar e inspirar pessoas por muitas décadas. Agradecemos a Tina Turner por sua contribuição para a verdadeira música de qualidade e por ser um exemplo de perseverança e talento. Certamente um ícone que fez história e fará muita falta! 😞😓😥😢😭

#morretinaturner
#lutoportinaturner
#adeusrinaturner

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais G1, UOL e Antena 1 RPT
📺 Canal History Channel Brasil

👉 Para saber mais sobre Rita Lee, outro ícone do rock que nos deixou recentemente, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...