quinta-feira, 8 de junho de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 08.06.23 - 4 Anos da Morte de Andre Marques

🎶🖤🎤🎸 🧓 🪕🎤🖤🎶

😓🖤 Num dia como hoje, 8 de junho, há 4 anos, morria em São Paulo, uma das maiores lendas do rock brasileiro. Ele foi cantor, compositor, maestro, produtor, e pianista. Estamos falando de ANDRÉ MATOS, que esteve à frente de importantes bandas como Viper, Angra e Shaman, vendendo milhões de discos, desbravando mercados antes inimagináveis e tocando para multidões. Fluente em inglês, espanhol, Italiano, francês, alemão e sueco, André era um cidadão do mundo, tendo sido capaz de popularizar a música erudita para os ouvidos de jovens ávidos por barulheira, e também de fazer a via contrária, ao traduzir e exportar a cultura musical brasileira para os exigentes ouvintes da Europa e do Japão.

Andre Coelho Matos era paulista e nasceu em 14 de setembro de 1971. Ele teve uma trajetória meteórica na música. Começou cedo e partiu cedo. Aos 10 anos já estudava piano e com esse instrumento se aproximou do rock. "Comecei a tirar rocks de ouvido para tocar ao piano. Fazia versões de Iron Maiden Judas Priest e Manowar, e cantava junto", revelou a Guilherme Spiazzi, da Roadie Crew. Com apenas 15, Andre entrava em um estúdio de gravação, sem saber que ali, no primeiro disco do Viper, "Soldiers of Sunrise", começaria a escrever a sua história que o faria ser respeitado internacionalmente. Ao longo de sua carreira, André chamou a atenção pela sua voz única e inconfundível, que encantou milhões de pessoas mundo afora.

Depois disso, Andre Matos largou o Viper para se concentrar na faculdade de música. Nessa época ele conheceu Rafael Bittencourt, com quem formou o Angra, em 1991. Os discos do Angra venderam mais de um milhão de cópias. O seu talento gigantesco pode ser conferido em algumas das músicas que contam com seu vocal, como as excelentes "Living For The Night", "A Cry From The Edge", "Carry On", "Make Believe", "Lisbon", "Here I Am", "Fairy Tale", entre tantas outras.

Não bastassem as obras marcantes e influentes que eternizou com Viper, Angra, Shaman, Virgo, Symfonia e também como artista solo, além de participações memoráveis em trabalhos de bandas como Avantasia e Aina, por exemplo, André Matos tem em seu surpreendente currículo Regência Orquestral, habilitação em Canto Lírico e em Piano Erudito. Desde 2006 encontrava-se em carreira solo, tendo vendido milhões de discos ao redor do mundo e sendo aclamado pelos seus vocais agudos e tecnicamente apurados.

Era um dia de sábado, 8 de junho de 2019, quando aos 47 anos, Andre Matos teve um infarto agudo do miocárdio, sendo levado a óbito. Conforme um desejo manifestado em vida, não foi realizado velório e o corpo do cantor foi cremado em local não divulgado. No mesmo ano, o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, decretou oficialmente o dia 8 de junho, data da morte de André Matos, como o Dia Municipal do Metal; já em 2020, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, sanciona também o Dia do Metal no estado em homenagem ao músico.

André Matos era conhecido não apenas por sua voz poderosa e versátil, mas também por sua habilidade de transmitir emoção em cada nota. Suas performances ao vivo eram catárticas, arrebatando plateias ao redor do globo. Sua paixão pela música era evidente em cada composição, que combinava elementos do metal, do rock progressivo e da música erudita. Além de seu talento musical, André Matos era admirado por sua dedicação aos fãs. Sua partida prematura deixou um vazio na cena musical, mas seu legado continuará vivo através de sua música e do impacto que ele teve nas vidas daqueles que o ouviam. 👏👏👏👏👏👏

#4anosdamortedeandrematos
#historiadorockbrasileiro
#AndreMatosALendadoRock

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

📰 FANZINE Estado de Rock no Instagram
📺 Canal History Channel Brasil

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...