🌊🐋🐙 ⛵🦈🦀🌊
🐟🐠🐟 Assinala-se hoje, dia 8 de junho, o DIA MUNDIAL DOS OCEANOS. Proclamado em 2008 pela ONU, esta data funciona como pretexto para chamar a atenção para a importância de cuidar de um ecossistema que produz 50% do oxigénio e absorve 30% do dióxido de carbono do nosso planeta. Este dia foi também instituído com o objetivo de alertar para o papel fundamental que os oceanos desempenham na proteção da vida no nosso planeta e enfatizar o facto de o nosso maior “pulmão” estar a sofrer com as mudanças de temperatura decorrentes das alterações climáticas.
Um dos flagelos que ameaçam hoje os oceanos é a poluição por plásticos. O descarte e vazamento de plásticos nos oceanos teve uma aceleração exponencial nas últimas décadas, ultrapassando agora os oito milhões de toneladas por ano. Muitas espécies marinhas são afetadas e pelo menos 90% delas viram as suas populações reduzidas.
O oceano é fundamental para a criação de oxigénio e para a absorção de dióxido de carbono. Mas o mar é também uma fonte de recursos naturais essenciais, como alimentos, medicamentos e biocombustíveis. Contudo, a exploração em larga escala do ecossistema marinho está a provocar uma degradação quase permanente, agravando e deteriorando as condições de vida nos oceanos.
Por seu lado, também o aquecimento global tem um impacto nos oceanos, dado que o aumento da temperatura das águas tem contribuído para reduzir os níveis de oxigénio. Além disso, as descargas de esgotos brutos e os derrames de combustível (como o petróleo ou o crude) continuam a poluir os mares. 😓😕😠
#diamundialdosoceanos
#salvemosoceanos
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do Texto 🖱️ Perfil Antena 1 RPT
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário