domingo, 25 de junho de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 24.06.23 - 89 Anos do Encontro entre Noel Rosa e Juracy Camargo

🎶🎤🎻 👨❤️👩‍🦱  🎸🎤🎶

❤️🌙🌽 Foi numa noite de São João, em 24 de junho de 1934, portanto há 89 anos, que NOEL ROSA, conhecido como o poeta de Vila Isabel, conheceu aquela que seria o grande amor de sua vida: JURACY CAMARGO (Cecy), uma espécie de recepcionista e dançarina do Cabaré Apolo, da Lapa. Nessa noite, o cabaré estava todo enfeitado de bandeirinhas, com um cenário de uma festa junina e a festa seria dedicada a ele, um dos seus mais ilustres frequentadores.

No entanto, ao entrar no Apolo, o que chamou a atenção mesmo de Noel foi a morena bonita, jovem, que ele não conhecia (era o primeiro dia de trabalho dela) e que dali em diante  seria o grande amor de sua vida e inspiração de grande parte de sua obra. Esse encontro está registrado por Noel no belíssimo samba "A Dama do Cabaré", que ganhou uma excepcional interpretação de Orlando Silva.

Dois anos e meio depois, como despedida de uma relação conturbada e da própria vida, o Poeta da Vila comporia sua obra-prima, "Último Desejo", a ela dedicada, que lhe seria entregue na Taberna da Glória, em dezembro de 1936. Para desgosto do sambista, Ceci o trocou pelo compositor Mário Lago (da música "Ai que Saudades da Amélia"). Noel morreria cinco meses depois e não veria a antológica gravação feita, em agosto de 1937, por Aracy de Almeida com o Regional de Benedicto Lacerda. Vários artistas regravariam esta canção, dentre eles, Nélson Gonçalves em 1955 e Maria Bethânia em 1966. 👏👏👏👏👏👏
 
"Nosso amor que eu não esqueço
E que teve o seu começo
Numa festa de São João

Morre hoje sem foguete
Sem retrato e sem bilhete
Sem luar, sem violão

Perto de você me calo
Tudo penso e nada falo
Tenho medo de chorar

Nunca mais quero o seu beijo
Mas meu último desejo
Você não pode negar

Se alguma pessoa amiga
Pedir que você lhe diga
Se você me quer ou não

Diga que você me adora
Que você lamenta e chora
A nossa separação

E as pessoas que eu detesto
Diga sempre que eu não presto
Que meu lar é o botequim

Que eu arruinei sua vida
Que eu não mereço a comida
Que você pagou pra mim"

#89anosdoencontrodenoelrosaececy
#historiadamusicapopularbrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🎼 Walmir Chagas 🎶 cantor, compositor, músico e produtor/diretor musical. (adaptados para o projeto)

👉 Para saber mais sobre Noel Rosa, o eterno poeta de Vila Isabel, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...