domingo, 16 de julho de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 16.07.23 - Morre a Atriz e Cantora Jane Birkin

🖤🎬 🎞️ 👵 🎤🎶🖤

✝️ LUTO 🖤 Morreu hoje, 16 de julho de 2023, em sua casa em Paris, aos 76 anos, a cantora, compositora, atriz e ex-modelo inglesa JANE BIRKIN, a inglesa mais francesa das últimas décadas que unia elementos inusitados em seus looks cools, como franjas e um cesto de palha. Segundo canal de televisão francês BFMTV, Birkin foi encontrada morta em sua casa, em Paris, por seu cuidador. A causa da morte não foi divulgada. Em 2021, Birkin sofreu um leve acidente vascular cerebral, após sofrer problemas cardíacos. A atriz e cantora tinha cancelado alguns concertos, alegando razões de saúde.

Jane Birkin nasceu em Londres, do outro lado do Canal da Mancha, em 14 de dezembro de 1946. Mudou-se para a França no final da década de 1960 e casou com o compositor John Barry, com quem teve uma filha, Kate (faleceu em 2013). Mas foi com Serge Gainsbourg que Jane Birkin formou uma das duplas mas famosas de França e do Mundo, no início dos anos de 1970. Pelas músicas e pelo relacionamento amoroso, do qual resultou uma filha, a atriz e cantrora Charlotte  Gainsbourg, nascida em 1971.

Seu primeiro papel foi uma participação não creditada na lapidar comédia inglesa A Bossa da Conquista – The Knack ...and How to Get It (Richard Lester, 1965). O primeiro papel coadjuvante em filme importante chegou com Blow-Up: Depois Daquele Beijo – Blow-Up (Michelangelo Antonioni, 1966), quando protagonizou a primeira cena de nu frontal da história do cinema britânico. Ela também autou em outros filmes: “A Piscina” (1969), “Se D. Juan Fosse Uma Mulher” (1973) e “A Filha Pródiga” (1981), etc. Atuou ainda ao lado de Brigitte Bardot em "Se Don Juan Fosse Mulher" (1973) e em filmes baseados na obra de Agatha Christie, como "Morte no Nilo" (1978) e "Assassinato num Dia de Sol" (1982).

Nos anos 1960, mudou para Paris e conheceu o artista francês Serge Gainsbourg no set do filme Slogan, com quem se casou Com ele entra na indústria da música por meio de um dueto de 1969, "Je t'aime ... moi non plus". A canção com gemidos logo virou um sucesso mundial. A música daria origem a um filme, realizado em 1975 pelo próprio Gainsbourg. A música do filme esteve nomeada aos Prémios César, do cinema francês. 

A repercussão da música cujo refrão simulava um ato sexual alimentava a fantasia dos ouvintes, mas foi proibida pelo Vaticano que a considerou "demasiadamente explícita", a ponto de algumas mães conservadoras quebravam o compacto simples nas festinhas de adolescentes da época. A canção também sofreu censura no Brasil, que vivia uma ditadura militar. Birkin lançou 14 álbuns ao longo de sua carreira e seu último projeto "Oh! Pardon tu dormais" saiu em 2020.

Jane Birkin e Serge Gainsbourg ficaram casados por doze anos. Birkin também foi modelo e passou a ser amplamente reconhecida como uma criadora de tendências da moda, inspirando a mala Birkin, produzida pela Hermès, a partir de 1984, e tornou-se uma uma das peças mais desejadas e caras da história do mundo da moda.

No documentário realizado pela sua filha Charlotte Gainsbourg “Jane”(2022), a cantora evocava um cancro recente e como tinha sobrevivido aos tratamentos sem dor, “ainda bem que não tive dores”, dizia “não ia suportar”.  
Há pouco de um mês, o neto Ben Attal (filho de Charlotte) deu notícias da avó numa entrevista, “tento passar o mais tempo possível com ela pois sinto que não vou poder fazer durante muito mais tempo”.

Com uma vida intensa, quase sempre nas luzes da ribalta, nos últimos Jane dedicou-se maioritariamente a causas humanitárias (era conhecida a sua paixão pelos animais), que alternava com alguns concertos.

Jane Birkin se tornou um ícone por seu estilo sexy e andrógeno e sua voz afinada, emprestou seu nome para uma das peças mais desejadas do mundo fashion, e inspirou uma geração. Hoje, encerrou sua trajetória terrestre, mas deixou um nome que ficará para sempre escrito na plêiade das grandes estrelas da música e do cinema mundias. Adeus Jane Birken... 😞😓😥😢😭

#morrejanabirkin
#lutoporjanabirkin
#adeusjanabirkin

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais G1, UOL e Antena 1 RPT
📸 Agência Associated Press

👉 Para saber mais sobre Gina Lollobrigida, atriz italiana que morreu há exatamente seis meses, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...