🎶🖤🖊️🎸🧑 🎷✏️🖤🎶
✝️ LUTO 🖤 A cultura nacional se despediu hoje, 17 de julho de 2023 do grande JOÃO DONATO, cantor, pianista, compositor, arranjador, e acordeonista. O artista morreu de madrugada, aos 88 anos, em decorrência de vários problemas de saúde. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista: “Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias”, texto postado nas suas redes sociais.
Há cerca de um mês, Donato cancelou sua participação em show em Los Angeles, no Estados Unidos, ao lado da cantora e compositora Joyce Moreno, já por problemas de saúde. No dia 30 de junho, em seus perfis nas redes sociais, o músico postou que havia ficado internado por 26 dias, mas que, naquele momento estava bem, ao lado do filho, em casa. Na última semana, ele havia sido internado, num hospital no Rio de Janeiro, devido a uma infecção nos pulmões.
João Donato de Oliveira Neto nasceu em 17 de agosto de 1934 em Rio Branco, Acre, numa família musical. Nome fundamental da Bossa Nova e do Jazz brasileiro, o multi-instrumentista se notabilizou pela inventividade com que fundia, a um jeito único, diferentes gêneros musicais, como jazz, samba e ritmos caribenhos. De fato, a mistura irreverente dá o caldo (e o tom) de obras que se tornaram marcos da MPB, como "A rã", "Nasci para bailar", "Amazonas", "Simples carinho" e "Até quem sabe".
O músico começou a sua carreira em 1949, tendo formado quatro anos depois o seu primeiro grupo. "A Bad Donato" (1970), "Quem é Quem" (1973) e "Lugar Comum" (1975) são alguns dos seus álbuns mais aclamados. Entre o Brasil e os EUA, ao longo dos anos 50 e 60, promoveu uma mistura entre os timbres do seu país natal, o jazz, sons afro-cubanos e o funk norte-americano. João Gilberto, Tom Jobim, Chet Baker, Astrud Gilberto, Eumir Deodato ou Sergio Mendes foram alguns dos seus colaboradores de destaque, comprovando o caminho internacional que trilhou para a música brasileira.
João Donato foi um dos principais nomes da bossa nova, parceiro de João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e outros. "Eu não sou bossa nova, eu não sou samba, eu não sou jazz, eu não sou rumba, eu não sou forró. Na verdade eu sou isso tudo ao mesmo tempo", comentou o artista, numa entrevista ao Globo.
Em 2022, num vídeo, nas redes sociais, ele pergunta a uma assistente virtual quem é o presidente do Brasil e, com semblante tranquilo diz “show”, após ouvir a resposta. “Agora o compositor pode compor em paz”, diz o post, numa referência a sua canção com Gilberto Gil, A Paz. “Que contradição, só a guerra faz nosso amor em paz”.
João Donato se tornou uma lenda da música brasileira, projetando a Bossa Nova no mundo. Seu legado para nossa cultura é único, como o são todas as suas criações. Ele via música em tudo. Inovou, passou pelo samba, bossa nova, jazz, forró e na mistura de ritmos construiu algo único. Manteve-se criando e inovando até o fim. Que encontre a paz que tanto cantou. Sua música permanecerá conosco. 👏👏👏👏👏👏
#morrejoaodonato #lutoporjoaodonato #adeusjoaodonato #JoaoDonato #BossaNova #música #cultura #luto #MPB
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas:
💻 Portais G1, UOL e Antena 1 RPT
📰 Sites dos Jornais Folha de São Paulo e Metropolis.
🎼 Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira
👉 Para saber mais sobre Astrud Gilberto, cantora da bossa nova que também faleceu este ano, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2023/06/hoje-na-historia-050623-morre-cantora.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário