🎶🖤🎤🎸 👴 🪕🎤🖤🎶
😓🖤 Num dia como hoje, 9 de novembro, há exatamente um ano, aos 86 anos, morria em São Paulo, o cantor, compositor e ator ROLANDO BOLDRIN. Nascido em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, Rolando Boldrin começou a tocar viola ainda na infância. Aos doze anos, formou com o seu irmão a dupla Boy e Formiga, que fez sucesso na rádio local. Aos dezesseis anos, ele partiu para a capital do Estado, de carona em um caminhão. Antes da fama foi sapateiro, frentista, carregador, garçom e ajudante de farmacêutico. Aos dezoito anos, serviu o Exército e, nos anos seguintes, dedicou-se à atividade musical.
Iniciou como ator na extinta TV Tupi em 1958, atuando nas produções de teleteatro da emissora. Em 1960, estreou profissionalmente na música. Ele lançou seu primeiro disco solo, O Cantadô, em 1974. Como apresentador de televisão, na década de 80, esteve à frente dos programas Som Brasil, (TV Globo), Empório Brasileiro (TV Bandeirantes) e Empório Brasil (SBT). Essas atrações se destacavam por valorizar e divulgar as mais diversas formas de música regional brasileira.
Em seus programas, Boldrin contava "causos", cantava, dançava e exibia peças teatrais e pequenos documentários. Mas o destaque eram as atrações musicais, cujo repertório incluía músicas de cantores e compositores que tinham como fonte a cultura popular brasileira. Nos últimos 17 anos, ele apresentava o programa Sr. Brasil, exibido pela TV Cultura, até o fim de sua vida. Rolando morreu após dois meses internado no Hospital Albert Einstein; a causa da morte não foi informada. Caipira raiz, Rolando Boldrin deixou uma grande lacuna na autêntica música sertaneja. 😞😓😥😢😭
#1anodamortederolandoboldrin
#historiadamusicasertaneja
📖 Fontes consultadas:
🖱️ Portais G1 e UOL
📺 Canal History Channel do Brasil
👉 Para saber mais sobre Rolando Boldrin, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário