quinta-feira, 9 de novembro de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 09.11.23 - 1 Ano da Morte da Cantora Gal Costa

🎶🖤🎤🎸 👩‍🦱 🪕🎤🖤🎶

😓🖤 Num dia como hoje, 9 de novembro, há exatamente um ano, aos 77 anos, morria em São Paulo, na sua residência, a cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira GAL COSTA. A artista, que estreou no palco do teatro Vila Velha em agosto de 1964, ficou no Brasil durante a ditadura militar e, apesar da censura, manteve vivo o movimento tropicalista. Considerada uma das cantoras mais plurais do Brasil e do mundo, ela transitou em todos os gêneros musicais. Dona de uma voz deslumbrante, Gal conseguiu em mais de 50 anos de carreira escrever seu nome na história da MPB.

Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa nasceu em Salvador, na Bahia, em 26 de setembro de 1945. Ela era filha de Mariah Costa Penna, sua grande incentivadora, e de Arnaldo Burgos. Sua mãe contava que durante a gravidez passava horas concentrada ouvindo música clássica, com a intenção de que isso influísse na gestação e fizesse que a criança que estava por nascer fosse uma pessoa musical.

Em 1959, após ouvir João Gilberto cantando "Chega de Saudade" no rádio, a vida de Gal mudou para sempre. A primeira gravação de Gal foi registrada no disco de estreia de Maria Bethânia (1965): o dueto "Sol Negro" (Caetano Veloso), seguido do primeiro compacto, com as canções "Eu Vim da Bahia", de Gilberto Gil, e "Sim, Foi Você", de Caetano . Seu primeiro LP foi Domingo, gravado em 1967, ao lado de Caetano, que emplacou o sucesso "Coração Vagabundo".

Gal fez parte do movimento cultural da Tropicália, que sofreu com a repressão da Ditadura Militar (1964-1985).  Ela viu amigos serem presos e militares cercando seus shows, por exemplo.

Gal não chegou a ter a oportunidade de assistir ao filme Meu Nome É Gal, que estreou nos cinemas em 12 de outubro de 2023 e retrata um trecho de sua vida. No entanto, ela era frequentemente informada sobre o desenvolvimento da produção e aprovou a escolha de Sophie Charlotte para interpretá-la. Gal inclusive elogiou o timbre de voz de Sophie e afirmou ser parecido com o seu.

O projeto para um filme sobre a trajetória de Gal já existia desde antes da pandemia. Sophie foi convidada para interpretar a cantora logo no início e aceitou o desafio de cara. “Meu Nome é Gal”, dirigido por Dandara Ferreira e Lô Politi, bateu a marca de mais de 100 mil espectadores após menos de uma semana de estreia, de acordo com o diretor-geral da Paris Filmes, Marcio Fraccaroli, que atribui o sucesso às estratégias de divulgação do longa. 

Gal Costa morreu em consequência de um infarto agudo do miocárdio e tinha uma neoplasia maligna de cabeça e pescoço. É o que diz a certidão de óbito da cantora baiana obtida pelo G1 em julho de 2023. A morte de Gal ganhou um capítulo polêmico após as críticas ao velório da artista, decidido pela viúva, Wilma Petrillo. Gal tinha comprado um jazigo no Rio de Janeiro antes de morrer. O local, onde a mãe da artista também foi enterrada, teria sido ignorado pela viúva.

Em uma reportagem da revista Piauí, publicada em julho de 2023, amigos e familiares de Gal acusaram a empresária de gerir mal a carreira da cantora e de afastá-la dos palcos e das pessoas mais próximas.Com a morte de Gal, mais funcionários que trabalharam com a cantora revelaram que a artista vivia um relacionamento abusivo com a companheira, que começou o relacionamento ainda nos anos 1990, quando as duas viajaram juntas para Nova York.

Ainda há músicas de Gal para serem lançadas, mas o trabalho da artista pode permanecer em 'off', sem lançamentos devido ao risco de não ter autorização por parte de Wilma, segundo a Folha de São Paulo. As fotos, projetos, e as canções da baiana estão todas administradas pelas três empresas, agora de Wilma, a Wilclick Produções Artísticas, a Baraka Produções Artísticas e a GMC Produções Artísticas, que cuidava da carreira da cantora desde 1995, quando Gal lançou o disco "Mina d'Água do Meu Canto". Wilma não se manifestou em relação às denúncias feitas pelas reportagens.

Gal Costa deixou uma imensa lacuna dentro da cultura brasileira e será insubstituível. Que Gal sempre seja lembrada pela enorme contribuição para a arte. Que o seu legado seja eternizado pelos milhares de fãs que ela, saudosos, deixou. 👏👏👏👏👏👏

#1anodamortedegalcosta
#historiadamusicapopularbrasileira
#saudadesdegalcosta

📖 Fontes consultadas:

🖱️ Portais G1 e Metropolis.
📺 Canal History Channel do Brasil.

👉 Para saber mais sobre Cal Costa, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...