quarta-feira, 1 de novembro de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 268 Anos do Grande Terremoto de Lisboa

🇵🇹 🌏💥 😨 💥🌏 🇵🇹

⛪🕯️ Num dia como hoje, 1° de novembro, há 268 anos, pelas 9 horas e 40 minutos, quando as igrejas se encontravam cheias de fiéis que celebravam o dia de Todos os Santos, Lisboa foi violentamente sacudida por um violento terremoto, seguido de um tsunami. Segundo consta, o tsunami que se seguiu tinha mais de 20 metros matando milhares de pessoas, sendo que não teve efeito algum no apagar dos milhares de focos de incêndio que lavravam por toda a Capital. Estes foram fruto das incontáveis velas que estariam acesas para iluminação, mas principalmente porque muitas pessoas as tinham acendido devido a ser o Dia de Todos os Santos.

O sismo teve o epicentro no mar, a oeste do estreito de Gibraltar, a mais de 200 km a sul de Lisboa, atingiu o grau 8,6 na escala de Richter e o abalo mais forte durou sete intermináveis minutos. Nos edifícios em ruínas, alguns focos de incêndio acabaram por alastrar a vastas áreas da cidade, tendo as chamas lavrado durante 5 a 6 dias, completando assim a destruição dos bairros mais habitados da cidade.

Por ser sábado, acorreram mais pessoas às preces. As igrejas tinham os devotos mais madrugadores. Só na igreja da Trindade estavam 400 pessoas. Se os abalos tivessem começado mais tarde, teria havido mais vítimas, pois os aristocratas e burgueses iam à missa das 11 horas. Depois dos abalos, começaram as derrocadas. O Tejo recuou e depois as fortes ondas tudo destruíram a montante do Terreiro do Paço.

O terremoto de 1755 destruiu praticamente toda a cidade, em especial a zona da Baixa e zonas adjacentes, atingindo igualmente o litoral do Algarve e a cidade de Setúbal. Milhares de mortos enlutaram uma população de cerca de 250 mil habitantes (estima-se que o número de mortos atingiu os 10 mil, mas o número pode ser ter sido bem maior).

A destruição registrada nessa época conduziu a uma virada histórica no desenvolvimento de Lisboa. Coube a Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I, a épica tarefa de reconstruir Lisboa, dotando-a de edificações mais aptas a suportarem abalos sísmicos, além de ter alargado as avenidas para facilitar uma fuga em massa, caso fosse necessário. Lisboa nunca mais seria a mesma depois deste trágico desastre natural. 😞😓😥😢😭

#268anosdoterremotodelisboa
#historiadosgrandesdesastresnaturais
#historialusitana
#hitoriaportuguesa

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o terremoto do Haiti de 2010 e o Tsunami do sudoeste asiático de 2004, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...