🎶🖤🎸🎤 👴 🎤🪕🖤🎶
✝️ LUTO 🖤 A Bossa Nova perdeu na madrugada de hoje, 16 de dezembro de 2023, mais um de seus ícones musicais: morreu na UTI do Hospital Unimed Barra, no Rio de Janeiro, onde estava internado desde a quinta-feira, o cantor, compositor CARLOS LYRA, aos 90 anos. O artista teria contraído uma bactéria, detectada após exames, na unidade de saúde. A causa da morte, uma septicemia (infecção generalizada). “É com imensa tristeza que comunicamos a passagem do compositor Carlos Lyra, nessa madrugada, de forma inesperada. A todos, agradecemos o carinho”, informou uma publicação no perfil de Instagram do artista.
Carioca do bairro de Botafogo, onde nasceu em 11 de maio de 1933, no meio dos anos 50 do século passado, abriu com o amigo Roberto Menescal uma Escola de Música intitulada: Academia do Violão. Por essas conjunções astrais raríssimas que ocorre de tempos em tempos, passaram por ali como alunos, estrelas do naipe de Nara Leão, Marcos Valle, Edu Lobo e Wanda Sá. No apartamento do pai de Nara na Avenida Atlântida, as grandes estrelas da Bossa Nova , se reuniam madrugada adentro cantarolando bem baixinho nos violões, futuros sucessos que tomariam o mundo nos anos 60.
Autor de sucessos como 'Coisa mais linda', 'Minha namorada', 'Primavera', 'Sabe você' e 'Você e eu', Lyra era um dos melodistas mais inspirados da música brasileira. Revelado em disco na voz de Sylvia Telles, cantora que gravou 'Menino', em 1956, Ele, trabalhou com nomes como Vinícius de Moraes e Ronaldo Bôscoli.
O grande parceiro de Carlos Lyra foi Vinícius de Moraes, integrante do que o artista chamava de sua “Santíssima Trindade”. Ao lado de outros grandes músicos, como Tom Jobim, eles lideraram o movimento da Bossa Nova e, assim, mudaram os rumos da música mundial. Jobim, talvez o maior nome do gênero, reconheceu Carlos Lyra como o maior melodista da bossa nova.
Carlos Lyra partiu para as estrelas. ✨😥💔 Ele deixa sua mulher (Magda Botafogo) e uma filha. Foi se juntar aos grandes da Bossa Nova! E que Festa vão fazer lá no Céu! Juntos, ele, João Gilberto, Tom Jobim e Ronaldo Bôscoli tocando e cantando na imensidão do infinito. Existe um ditado que diz que se você anda com os Grandes, você se tornará Grande. Carlos Lyra fez isso. Se tornou Grande andando com os Grandes da Bossa Nova. 👏👏👏👏👏👏
#morrecarloslyra
#lutoporcarloslyra
#adeuscarloslyra
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas:
💻 Portais G1, R7 e Metrópoles
📰 Jornal Folha de São Paulo
👉 Para saber mais sobre Astrud Gilberto, outro grande nome da Bossa Nova, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2023/06/hoje-na-historia-050623-morre-cantora.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário